Cresceu 58,7% nos últimos três meses o número de jovens de 16 e 17 anos com Título de Eleitor, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores. Em comparação, nos pleitos de 2018 e 2014 foram emitidos 877.082 e 854.838 novos documentos, respectivamente.
Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020 e sinaliza uma quebra na tendência de queda nos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década.
Esse crescimento possui relação direta com campanha de artistas e da própria Justiça Eleitoral. A ideia era atrair os jovens dessa faixa etária a exercerem uma conquista democrática. Vale lembrar que o voto é facultativo para adolescentes. A procura, porém, revela que a maioria deseja efetivar esse direito nas urnas nas próximas eleições.
O prazo final para retirada de Título de Eleitor, ou mesmo para alterar informações de domicílio, termina em 4 de maio em todo país. Após a data, o sistema será fechado e alterações não poderão ser realizadas.
Portanto, para ficar em dia com as obrigações eleitorais e evitar problemas futuros, regularize a sua situação, que pode ser feita pelo próprio site do Tribunal Superior Eleitoral.
Confira mais na reportagem de Daniela Nahas: