Técnica recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já oferecida como prática integrativa pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, a auriculoterapia, ou acupuntura auricular, é usada como alternativa no tratamento de patologias que atuam no âmbito físico, mental emocional para enfermidade agudas e crônicas.
A auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura e parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa. São mapeados mais de 200 pontos auriculares, os quais são utilizados para diagnósticos e tratamentos.
O princípio é desobstruir os canais e colaterais, restaurando o equilíbrio da energia vital do indivíduo, restabelecendo a saúde, sendo que o terapeuta define os pontos, o método e a quantidade de sessões de acordo com a avaliação, diagnóstico e a necessidade do indivíduo.
De acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), é uma prática segura em pacientes com depressão e foi capaz de reduzir sintomas da doença, reforçando o potencial da terapia como tratamento complementar de um problema que motiva cada vez mais atendimentos na rede pública, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Confira o artigo “Efficacy and Safety of Auricular Acupuncture for Depression: A Randomized Clinical Trial”.
Saiba mais sobre a auriculoterapia na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa: