29 de março de 2024 - 02:37

Conheça 4 universidades dos EUA que oferecem bolsas de estudo

Bolsas de estudo, em muitos casos, são a única forma de realizar o seu sonho de estudar no exterior. Mesmo assim, conquistar uma tão desejada ajuda financeira também parece uma possibilidade distante: as opções são poucas e a concorrência acirrada.

Este é um equívoco comum entre os estudantes internacionais. A verdade é que existem diferentes tipos e formatos de assistências financeiras disponíveis o tempo todo, tudo o que você precisa é saber onde pesquisar.

Uma fonte sempre excelente é fazendo o download gratuito de catálogos acadêmicos disponibilizados on-line (como os que você encontra nos links das universidades a seguir), que reúnem em um só arquivo todas as informações importantes da instituição, desde cursos e preços até opções de bolsas.

Confira abaixo quatro universidades dos EUA que oferecem diferentes tipos de bolsas de estudo para estudantes internacionais:

1. Parkland College

A Parkland College é uma faculdade vocacional, localizada em Champaign, Illinois. Ela oferece cursos de associates de dois anos de duração, treinamentos profissionalizantes e certificados on-line.

O site oficial da Parkland tem uma lista de scholarships parciais as quais os estudantes podem concorrer. Conheça algumas delas:

• Bolsa de Estudo Atlética da Parkland College: bolsas para estudantes atletas interessados em integrar as equipes da faculdade de basquete feminino e masculino, basebol masculino, softball feminino, vôlei feminino, golfe masculino e futebol feminino e masculino. Os candidatos devem entrar em contato com o Departamento Atlético da Parkland para se inscrever.
  • Bolsa de Estudo de Música da Parkland College: bolsas equivalentes a 50% do valor dos cursos de música da faculdade para novos estudantes admitidos diretamente do ensino médio. Os candidatos devem entrar em contato com o Departamento de Belas Artes e Artes Aplicadas para se inscrever.
  • Bolsa de Estudo de Teatro da Parkland College: tem todas as mesmas características das bolsas de música, inclusive o desconto de 50%, mas é direcionada aos novos estudantes dos cursos de teatro.

2. Iowa State University

A Iowa State University, universidade pública do estado do Iowa, oferece bolsas de estudo tanto gerais quanto por cada um de seus departamentos. Assim, o estudante deve entrar em contato direto com a faculdade responsável pela área de estudo na qual está matriculado e concorrer a opções nas áreas de Agricultura e Ciências da Vida, Negócios, Design, Engenharia, Ciências Humanas, Artes Liberais e Ciências, e Medicina Veterinária.

Uma das opções gerais oferecidas pela universidade, especificamente para estudantes estrangeiros, são as Bolsas de Estudo Internacionais por Mérito (que concedem um desconto de US$ 2 mil a US$ 10 mil nas taxas de ensino por ano e podem ser renovadas caso o bolsista mantenha um desempenho satisfatório).

Para concorrer, é necessário ser um novo estudante internacional admitido na ISU e ter notas adequadas no exame SAT ou ACT. As inscrições vão até o dia 1º de outubro para o semestre de primavera, e até o dia 15 de janeiro para o semestre de outono.

3. University of Missouri

A University of Missouri, mais conhecida como Mizzou, tem até uma página em português em seu site oficial. Localizada em Columbia, a instituição é a maior universidade do estado do Missouri, recebendo mais de 2.500 estudantes internacionais.

Os calouros estrangeiros da Mizzou têm duas formas de concorrer às bolsas de estudo:

• Os que tiverem excelentes históricos escolares e pontuação adequada no SAT ou ACT são considerados automaticamente a dois tipos de bolsas de estudo durante o processo de seleção padrão da universidade: Bolsa de Mérito Internacional (US$ 5 mil) e Bolsa de Honras Internacional (US$ 10 mil e inclui também a admissão à Faculdade de Honras da Mizzou).
  • Os candidatos internacionais que tiverem um parente formado pela Universidade de Missouri são considerados automaticamente à Bolsa de Patrimônio Mundial.

Cada uma dessas bolsas de estudo têm requisitos de admissão extras que podem ser checados no site oficial da Mizzou.

4. University of Bridgeport

Bridgeport está localizada no estado de Connecticut, no nordeste dos EUA, na região conhecida como Nova Inglaterra, a apenas uma hora de Nova York. A instituição também tem opções de bolsas de estudo com base em mérito acadêmico para novos estudantes de graduação e também de pós-graduação.

Normalmente as Bolsas de Estudo Acadêmicas Gerais são parciais e não exigem uma inscrição separada – todos os candidatos internacionais já são avaliados durante o processo de seleção para os cursos de graduação e pós-graduação da Bridgeport, desde que apresentem os requisitos acadêmicos adequados.

Para graduação, as bolsas valem de US$ 11 mil a US$ 17 mil por ano e os prazos de inscrição vão até o dia 1º de dezembro e 15 de julho, respectivamente, para cursos com início na primavera e no outono. Além das acadêmicas gerais, para estudantes com forte desempenho escolar e proficiência no inglês, também há opções de bolsas de estudo atléticas e para os cursos de música.

Já para pós-graduações, todos os candidatos serão automaticamente avaliados a bolsas de estudo de US$ 3 mil até US$ 6 mil. Para isso, eles vão precisar de uma nota adequada no TOEFL/IELTS e também nos exames padrões de seleção GRE ou GMAT.

Via Catraca Livre