A Comissão Organizadora do IX Copene – Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, prorrogou para o dia 20 de novembro o prazo para inscrições de trabalhos. Filiados à ABPN que se inscreverem até a próxima terça-feira (15) terão desconto.
O evento será realizado em parceria pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (Cepegre) e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), de 23 a 28 de janeiro de 2017, na unidade universitária de Dourados.
O IX Copene que, de acordo com o edital, tem como objetivo geral reunir pesquisadores(as) negros(as) para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, as políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas, traz como tema “Novas Fronteiras da Intolerância Racial: Velhas Práticas de Discriminação e Novos Espaços – Universo Web”.
A escolha do tema deu-se em virtude das situações de ataques racistas que afloram mais a cada dia com uso de recursos do universo midiático, baseados na ideologia da superioridade racial e na lógica da impunidade.
Diversas atividades compõem o evento, como Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos (GT’s) e Comunicações de Pesquisas, Sessões de Pôsteres, Minicursos, oficinas e apresentações culturais com a temática do negro e da negra.
Todas as informações estão disponíveis sobre o evento na página oficial do IX Copene, onde está disponível o link para realizar as inscrições de trabalhos.
Rubens Urue/ Comunicação UEMS.