Confira os destaques da semana na programação da TVE Cultura MS

Compartilhe:

Veja os principais destaques da semana na programação da TV Cultura/TVE Cultura MS.  Os horários constantes na programação são de Brasília.

Segunda-feira (2/12)

O Cartão Verde recebe o locutor esportivo José Silvério. Considerado por muitos um dos maiores locutores esportivos de rádio da história, ele já narrou mais de 20 modalidades e cobriu todas as Copas do Mundo, desde 1978. José Silvério se junta ao apresentador Vladir Lemos e aos comentaristas Bernardo Ramos, Vitor Birner e Roberto Rivellino para analisar a rodada de final de semana do Brasileirão, que já está em suas últimas etapas, e os fatos que foram destaque no universo esportivo. O programa vai ao ar às 19h45, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

​​O Roda Viva entrevista o secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles. No programa, ele fala sobre o quadro econômico nacional, as altas do dólar e da gasolina, e as perspectivas para 2020, incluindo as possibilidades de crescimento econômico e geração de empregos.​ A edição conta com uma bancada de entrevistadores composta por Samanta Pearson, correspondente do Wall Street Journal no Brasil; Thais Herédia, comentarista da Rádio Bandeirantes; Renata Pedini, editora-adjunta do Broadcast da Agência Estado; Érica Fraga, repórter especial do jornal Folha De S.Paulo; e Sergio Lamucci, repórter do jornal Valor Econômico. Vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, com apresentação de Daniela Lima e desenhos do cartunista Paulo Caruso. A entrevista também pode ser acompanhada no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.​

Terça-feira (3/12)

O #Provocações desta terça-feira (3/12) recebe o maior cestinha da história do basquete mundial: Oscar Schimidt. Vencedor de quatro prêmios Top of Mind, Oscar também pode ser considerado um dos grandes palestrantes do Brasil. No programa, ele fala sobre esporte, política, morte e sorte. Apresentado por Marcelo Tas, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no canal oficial do programa no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Quarta-feira (4/12)

O Opinião Nacional fala sobre o Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização em relação à AIDS. A edição traz um panorama da situação da doença e do vírus HIV no Brasil. Quais são as novidades no tratamento e prevenção? Os pesquisadores estão próximos da cura da doença? Para falar sobre o assunto, Andresa Boni recebe o médico sanitarista Artur Kalichman e os infectologistas Esper Kallás, da Faculdade de Medicina da USP, e Ricardo Diaz, pesquisador da Unifesp. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Ainda na quarta-feira, a TV Cultura estreia a série Ciência de Tudo. Produzida pela PBS, a atração é estrelada pelo físico e cosmólogo Stephen Hawking, que desafia voluntários a pensar como gênios e, então, resolver algumas questões que inquietam a humanidade há muito tempo. Em seu primeiro episódio, a série questiona: podemos viajar no tempo?. Exibido em seis partes, o programa vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Quinta-feira (5/12)

Com apresentação de Fernando Tibúrcio, o programa Cinematógrafo desta quinta-feira (5/12) explora uma nova faceta da sétima arte: a maquiagem. Neste episódio, é possível conhecer sua importância para o universo do cinema e, além disso, acompanhar a sua evolução ao longo das décadas. Vai ao ar às 19h15, na TV Cultura.

Sexta-feira (6/12)

Na sexta-feira (6/12), o Persona em Foco exibe um especial com trechos inéditos de programas exibidos ao longo do ano de 2019. Divido em dois episódios, o primeiro programa traz momentos até então nunca vistos pelo espectador, que aconteceram durante as gravações com Miguel Falabella; Denise del Vecchio; Marcelo Serrado; Tarcisio Meira e Glória Menezes; e Stepan Nercessian. Apresentado por Atílio Bari, o programa vai ao ar às 22h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Sábado (7/12)

No sábado (7/12), o Cultura Livre recebe Tulipa Ruiz e João Donato, que apresentam seu compacto Tulipa Donato. No programa, eles falam sobre o nascimento dessa parceria, que resultou nas canções Gravidade Zero e Manjericão. Os artistas ainda interpretam músicas de seus repertórios pessoais, como Reclame e A Bruxa de Mentira. A edição também conta com trecho de João Donato com o seu filho no Metrópolis, em 1996. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Domingo 8/12)

O Sr. Brasil recebe o ator, cantor, narrador e compositor Saulo Laranjeira e o violonista e compositor Renato Saldanha. Mineiro da cidade de Pedra Azul, Saulo construiu uma carreira associada principalmente às suas grandes atuações na televisão brasileira. Entretanto, gravou cinco discos ao longo de sua carreira. Já Renato, também mineiro, apresenta repertório autoral e define a sua música como um pouco de tudo que já viveu, cercado pela essência da música mineira. A atração vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

O Café Filosófico apresenta uma palestra comandada pela pedagoga Ana Claudia Arruda Leite. A edição debate o que é uma criança, uma pergunta aparentemente simples, mas que ao longo da história já recebeu muitas respostas diferentes: um mini adulto, uma “tábula rasa”, até uma continuação da vida dos pais. Hoje, sabe-se que a criança é muito mais do que isso: ela é um outro, um ser que traz em si um modo próprio de perceber a vida e o mundo. A atração, apresentada por Flávia dos Prazeres e Kiko Bertholini, vai ao ar às 19h, na TV Cultura, no canal do YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Superliga de Vôlei – Ás 20h, a TV Cultura transmite mais um jogo da Superliga de Vôlei 2019/2020. Com narração de Gil Arruda e comentários de William Carvalho, a emissora leva ao ar a partida disputada entre as equipes masculinas Vôlei Renata e EMS Taubaté Funvic.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *