A Agenda Cultural do MS no Rádio desta sexta (1 de abril) começa com o Abril Indígena, com abertura oficial hoje, às 19 horas, no Memorial da Cultura Indígena “Cacique Enir Terena”. Será um mês repleto de comemorações dedicadas aos Povos Originários, com atividades até o dia 30.
O objetivo é divulgar a cultura tradicional indígena, buscando a integração social. Durante todo o mês de abril, o público terá oportunidade de apreciar o artesanato indígena das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani e Kinikinau, em exposição permanente no Memorial, atividades com a escola Padrão, exposição “Povos Originários”, com séries de retratos em acrílico sobre tela, pinturas do artista visual Ghva Maurício, que pesquisa há décadas os povos indígenas brasileiros. Na exposição estão previstas nove obras da série “espelhos da terra” de 2021, em que o artista retratou o povo terena. Além disso, a exposição contará com outras obras inéditas, de diferentes povos do MS, como Kadiwéu e Guarani.
Depois de dois anos fechado para o público por causa da pandemia de Covid e, posteriormente, para reforma, o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) reabriu com a 1ª Temporada de Exposições 2022. A entrada é franca. Com diferentes obras, a Temporada marca a retomada das atividades presenciais com as exposições das artistas Arlete Santarosa com o trabalho “Xilos”, Patrícia Pontes e Mariana Arndt com as exposições de fotografias “Varais” e “Portunhol Selvagem Feminista” e o Coletivo com a exposição “Entre Territórios”.
Além disso, a Agenda detalha toda a programação do fim de semana do SESC Cultura. Muitas atrações para todos os gostos.
Confira isso, e muito mais, na reportagem especial de Daniela Nahas: