plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 20:28

Conferência com António Nóvoa reúne mil pessoas na Cidade Universitária

Por: Imprensa UEMS

A conferência com o especialista em educação, António Nóvoa, reuniu aproximadamente mil pessoas, entre educadores, alunos, professores e autoridades na noite de segunda-feira (30), na Cidade Universitária de Dourados. A palestra abriu o II Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

António Nóvoa falou sobre a formação de professores para o que ele denomina de “escola do futuro”. Para o especialista, a “escola do futuro” foge dos padrões atuais de um local fechado, onde os alunos ficam voltados para um quadro-negro e para um professor que utiliza-se de uma comunicação vertical, ou seja, feita de cima para baixo. “O que conhecemos, o que concebemos como escola já não corresponde mais ao que as nossas crianças necessitam. Esse modelo de escola caminha para o seu fim”, afirmou Nóvoa.

O especialista explicou que a utilização de computadores, celulares e tablets mudou a relação das gerações com o conhecimento. “Essa geração não aprende como aprendíamos há 30 ou 40 anos, ou seja, ser professor hoje é diferente do que era há 30 ou 40 anos”.

Nóvoa apontou como um caminho a ser seguido, a mudança, urgente, na formação dos professores. “É preciso uma alteração radical dos modelos pedagógicos que foram concebidos para um modelo de escola que, em breve, não existirá mais”.

Para diminuir a “lacuna” que há entre a universidade e as salas de aula onde os professores atuam, o especialista propôs a criação de uma “casa comum”. Ele citou ainda que esse problema é vivenciado por quase todos os países, principalmente pelo Brasil.

“Essa casa comum deve ser um lugar onde se pense a formação do professor, a profissão de professor, um ambiente colaborativo que reúna a universidade, as escolas de educação básica, os alunos, os agentes políticos, enfim, todos os segmentos que fazem parte da educação. Dessa forma poderemos começar a renovação”.

Para o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, convidado para compor a mesa de autoridades do evento, a conferência com Nóvoa foi um momento de extrema importância para as universidades e para a cidade de Dourados. “Representantes da sociedade se reuniram para uma reflexão sobre a educação, que é o instrumento mais transformador de um país”, disse.

António Nóvoa
Foi reitor da Universidade de Lisboa até 2015 e candidato à presidência de Portugal nas eleições de 2016, tendo como tema de campanha a importância da educação para o avanço do país. Atualmente, é considerado um dos intelectuais de maior circulação internacional no debate pedagógico atual e pertence a uma geração que concentra atenções em aspectos intraescolares, como currículos e competências, formação inicial e continuada de professores, e processos de aprendizagem.

Eventos
O objetivo do II Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado da UEMS e da UFGD é propiciar reflexões sobre o futuro da educação. A programação dos eventos segue nesta terça e quarta-feira com mesas redondas articuladas em torno de temas que envolvem a relação entre os cursos de licenciatura e a educação básica. Para mais informações, acesse: https://eventosgephemes.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *