29 de março de 2024 - 05:50

Comunidade japonesa é homenageada na Assembleia Legislativa

No ano em que se comemora 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, Mato Grosso do Sul, por meio da Assembleia Legislativa, homenageou a comunidade japonesa com a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Legislativo pela contribuição no desenvolvimento e na cultura do estado. A solenidade, que aconteceu nessa quarta-feira (30/9) foi uma proposição dos deputados estaduais Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT).

imprensa3
Plenário da Assembleia ficou lotado em sessão de homenagem (Foto: Toninho Souza)

Ao todo, foram homenageados 25 japoneses das mais diversas áreas e profissões que foram reconhecidos pelos serviços prestados à comunidade e ao estado. O evento contou com a apresentação de taikô da Associação Nipo-Brasileira de Ivinhema e com as vozes do coral da Assembleia Legislativa que cantou músicas do folclore japonês e de artistas do estado.

O objetivo do evento é celebrar a relação entre as nações e reconhecer as contribuições dos nipo-brasileiros para Mato Grosso do Sul que vão desde a construção dos trilhos que cortam o cerrado e o pantanal à culinária e às artes. Relação que se estreitou ao longo dos anos e que faz de Mato Grosso do Sul o terceiro estado brasileiro com maior comunidade japonesa.

O deputado Renato Câmara, proponente da sessão solene, ressaltou a presença nipônica no estado “os homenageados de hoje, representam os japoneses que atravessaram o oceano e que vieram fazer a diferença em terras sul-mato-grossenses, que contribuíram para nosso desenvolvimento e para a valorização da nossa cultura que se torna muito mais rica com os traços orientais que permeiam nosso dia a dia. Com a entrega dessa homenagem comemoramos os frutos do tratado assinado há 120 anos que cumpre com êxito seu propósito de possibilitar as trocas comerciais, mas acima de tudo, a amizade entre os povos”.

O presidente da associação nipo-brasileira sul-mato-grossense, José Shirota, que falou em nome dos homenageados fez seu discurso em japonês estendendo a condecoração a toda comunidade nipônica, “recebemos a honrosa comenda como homenagem à confiança construída com sangue e lágrimas pelos nossos antepassados. Reiteramos, aqui, nossa gratidão aos pioneiros e veteranos que nos guiaram e nos apoiaram calorosamente. Essa comenda, evidentemente, trata-se de uma honraria a cada um de nós mas é extensiva a toda comunidade japonesa”.

A defensora pública, Júlia Fumiko Hayashi Gonda, lembrou do primeiro artigo inscrito no tratado acordado entre Brasil e Japão “Haverá paz perpétua e amizade constante entre os Estado Unidos do Brasil e o Império do Japão, assim como entre seus cidadãos e súditos respectivos. Com esses dizeres foi selado, há mais de um século, o compromisso de relações diplomáticas entre os países, que é exemplo de paz no mundo. Como descendente japonesa expresso minha gratidão aos brasileiros que acolheram meus antepassados”.

O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895. A vinda dos imigrantes foi por uma combinação de dificuldades e interesses dos dois países. O primeiro navio vindo do Japão, Kasato Maru, chegou ao Brasil em 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros 781 passageiros.

Foram homenageados:

Renato Câmara: Toshio Sanomiya, Kosuke Ono, Alice Akemi Sakai, Aki Tsunoda Kaku, Hideo Matsumura, Kiyoshi Jodai, Luiz Yoshihide Honda e Sakae Kamitani

George Takimoto: Jorge Gonda

Antonieta Amorim: Mario Hada Amarildo Cruz: Maria Cristina Adania