A comunicação “boca a boca” nunca teve uma importância tão grande quanto na era das redes sociais e dos influenciadores digitais. De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pela empresa norte americana Linqia, 86% dos entrevistados realizaram ações com influenciadores e 92% considerou que a estratégia foi eficaz. E no Brasil o cenário não é diferente: um estudo feito pelo YouPix mostrou que 67% das empresas consideram o marketing de influência estratégico dentro do seu plano de comunicação.
Mas por que as empresas têm investido tanto nos influencers? Ações com influenciadores costumam custar muito menos do que a publicidade feita em redes sociais, só esse fator já é um grande atrativo para as empresas. Além disso, utilizar as celebridades das mídias sociais contribui para que as empresas conquistem e fidelizem o público jovem.
O que é, na prática, a estratégia de marketing de influência?
Consiste na identificação de pessoas que podem influenciar a preferência, decisão de compra e lealdade do público. Nas plataformas de mídias sociais, o processo é feito por meio de empresas que contratam celebridades, personalidades de redes sociais ou especialistas da indústria para produzirem conteúdos em prol das marcas. Esse conteúdo pode ser em foto, vídeo, texto em blog, e muito mais.
Como o segmento do turismo pode tirar proveito do marketing de influência?
Nós fomos investigar como o setor de Turismo pode se beneficiar com as ações de marketing com influenciadores e para entender melhor conversamos com a Cecília Paterno, diretora executiva da AFIT Comunicação e Negócios.
Sobre o papel do influenciador dentro das ações de comunicação do setor do turismo, Cecília foi enfática: “Influenciadores e artistas devem fazer parte de qualquer estratégia de comunicação e marketing, não vejo outros caminhos. Pois os influenciadores digitais relatam os detalhes da experiência. E quando bem orientados pela marca, podem trazer um ótimo retorno para as contratantes”, afirma.
Conversamos também com Wellington e Ludimila, do blog Jornadas Incríveis, que são influenciadores e trabalham com empresas de Turismo. Eles confirmaram o que Cecília disse. “Acreditamos que um influenciador pode potencializar muito os resultados de uma empresa, mostrando o cotidiano e a rotina de alguém que realmente viveu aquela experiência e as compartilhou, apresentando algo atingível aos olhos de quem vê criando a sensação de desejo”.
É justamente essa proximidade com o público que torna os influenciadores tão preciosos para a publicidade das empresas. Os seguidores que acompanham os perfis têm a possibilidade de viajar junto, ver o local como ele realmente é e vivenciar tudo o que a empresa pode oferecer, diminuindo, assim, a taxa de frustração e reclamação.
Como acertar na contratação de um influenciador?
Em meio a tantos perfis de sucesso, como escolher aquele mais adequado à sua empresa?! Cecília afirma que você nunca deve olhar apenas para os influencers que estão em alta ou para aqueles com um grande número de seguidores; “Esta parte da seleção dos perfis deve ser realizada com muita cautela, associar uma marca a um perfil errado pode se tornar um grande problema e apresentar um risco à imagem das empresas. Precisamos sempre preservar a imagem construída, pois não é nada simples construir uma marca e sua imagem, então uma escolha errada pode colocar todo um trabalho de posicionamento por água abaixo”, garante.
Cecília também enfatizou que, para que uma estratégia de marketing de influência funcione realmente, é importante contratar um influenciador que se enxergue como empresa e que tenha conhecimento no segmento em que o seu negócio atua.
Conheça a história de Wellington e Ludimila, do Blog Jornadas Incríveis
“Começamos como uma página pessoal, compartilhando momentos sem pretensão. Até que as nossas experiências se tornaram agradáveis a outros olhos e começaram a aparecer seguidores querendo dicas de como era viajar, roteiros e como tirar fotos.
A partir daí percebemos o quanto poderíamos ajudar as pessoas compartilhando dicas e histórias de viagens para que elas também pudessem conhecer outros lugares junto com a gente. Iniciou-se então o projeto Jornadas Incríveis.
Com o crescimento de acessos e interação dos novos seguidores passamos a despertar o interesse por empresas que começaram também a interagir conosco. A ideia de sorteios na internet estava em ascensão nos grandes centros e para a grande maioria ainda era novidade.
Foi aí que tivemos a ideia de organizar um sorteio para os nossos seguidores em parceria com alguma empresa, como uma forma de comemorarmos a marca de 10 mil seguidores. Pela nossa projeção de crescimento o sorteio seria realizado somente 3 meses à frente, já que ainda estávamos na marca de 8 mil seguidores.
Mas, para nossa surpresa, alcançamos os 10 mil em menos de um mês e corremos atrás de parceiros para o nosso primeiro sorteio, uma almofada de pescoço para viagens e dois pares de chinelos de uma marca regional”.
Fonte: Sebrae
Pingback: Como trabalhar em parceria com influenciadores digitais no Turismo?