plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 23:17

Como fazer com que as crianças tomem gosto pela matemática?

Os estudantes sempre se questionam sobre a aplicação da matemática na vida diária, o que gera aquele “ranço” pela disciplina durante o aprendizado. Isso se deve a uma abordagem no ensino que não trata de conteúdos mais práticos e voltados à realidade.

Diante disso, o portal Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), dá dicas de como incentivar o processo de descoberta e interesse pelo mundo dos números, desenvolvendo o pensamento lógico e aptidão na área de exatas.

 

Jogos de tabuleiro

Jogos tradicionais como Damas, Jogo da Velha e Xadrez, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de qualificações como estratégia e lógica. Atuam de forma efetiva no pensamento analítico, noção de tempo, concentração e paciência.

Também é preciso enfatizar a importância dos jogos de tabuleiro que permitem desbravar labirintos, descobrir tesouros escondidos, que ensinam às crianças conceitos como tamanho, geometria, sequência, noção de espaço e contagem.

Os conceitos são construídos de forma leve e divertida, o aprendizado é automático e se torna mais interessante.

Praticando esportes

Na prática de esportes existem muitas situações que envolvem as operações matemáticas. Tanto os individuais quanto os coletivos apresentam técnicas das áreas exatas, como a distribuição de pontos, cálculos geométricos, probabilidade e estatística.

Como um exemplo, pode-se citar o jogo de basquete, no qual o ato de arremessar a bola na cesta exige que a criança faça um cálculo mental da distância necessária, velocidade e força.

A natação também é uma modalidade esportiva que traz muitos aprendizados matemáticos. Para que o aluno faça 100 metros de nado na piscina, ele precisa ter conhecimento aritmético. Quantos 25 metros de exercício são necessários para cumprir o percurso? Também precisa fazer a conta de quantas vezes vai respirar a cada trecho.

FONTE: Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *