plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 02:54

Como evitar tocar o rosto com as mãos? É difícil, mas estas dicas ajudam

O hábito de tocar o rosto constantemente pode trazer riscos de contaminação por coronavírus e outras doenças

A boca, os olhos e o nariz são as portas de entrada do novo coronavírus. Por isso é tão importante lavar sempre as mãos e evitar levá-las ao rosto. Mas você já tentou ficar durante um dia todo sem tocar o rosto. Difícil, não?

De acordo com estudos, em média, nós levamos as mãos à face de 16 a 23 vezes por hora. Esses mesmos estudos mostram que quase metade desses toques envolve a boca, nariz ou olhos.

estátua com a mão no rosto

Crédito: Rainer Puster/istockO hábito de levar as mãos ao rosto é quase sempre inconsciente

Esse hábito tão comum, que facilita o caminho para infecções respiratórias, como a gripe a própria covid-19, é possível de ser evitado. Pelo menos é o que garante o psicólogo clínico americano Zachary Sikora, de Illinois.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Sikora deu algumas dicas. Uma delas é manter as mãos sempre ocupadas. “Se você estiver em casa assistindo TV, tente dobrar a roupa, ou segurar algo nas mãos”, sugere Sikora.

Também pode ser uma boa ideia resgatar aqueles velhos hábitos de distrair os dedos ociosos com spinners (brinquedos giratórios que já foram febre) ou bolas antiestresse.

spinner

Crédito: Phoenixns/istockManter as mãos ocupadas é uma das estratégias

Outra sugestão que também pode funcionar é espalhar post-it pela casa com intenção de servir como um lembrete de manter as mãos afastadas do rosto.

Se ainda assim as estratégias falharem, o especialista recomenda o uso de algum desinfetante ou loção com perfume para as mãos. Ele acredita que o cheiro forte do produto chamará nossa atenção, nos tornando mais cientes do comportamento, nos ajudando assim a manter as mãos afastadas do rosto.

Nada substitui a higiene das mãos

Todos esses truques citados acima podem auxiliar a reduzir o número de vezes que tocamos o rosto, mas nada disso substitui a necessidade de lavar muito bem as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel. Esse é o cuidado mais seguro e barato para evitar doenças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higiene pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam, por exemplo, gripes, resfriados, conjuntivites, viroses e a covid-19.

FONTE: Catraca Livre