O Comitê Técnico de Combate às Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde definiu as estratégias de enfrentamento a dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso do Sul. Os participantes – com especialização nas áreas da saúde pública e gestão – definiram como prioritária a realização do ‘Dia D’ de combate às arboviroses, no segundo semestre, além de campanhas de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti e do Projeto Wolbachia.
De forma imediata, já foram distribuídos mochilas e equipamentos de proteção individual para agentes de saúde realizarem visitas técnicas nas casas e empresas, distribuição de larvicidas e bombas costais motorizadas, junto ao novo material gráfico com informações sobre o combate ao mosquito.
Ainda durante a reunião o Comitê de Combate às Arboviroses avaliou a realização de visitas técnicas com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Lacen/MS aos municípios e o desenvolvimento de oficinas de endemias para atualização e nivelamento técnico.
Saiba mais na reportagem de Zilda Vieira à Radio FM 104,7 Educativa:
Nova campanha contra a Dengue
O Governo do Estado apresentou aos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde o novo portfólio da Campanha da Dengue 2023. Arrojada, a campanha vem com um novo slogan com uma mensagem direta à população: ‘Vença a Dengue sem Zum Zum Zum. Mantenha o quintal limpo. É pá pum”.
A ideia é que a população pratique o combate efetivo com sabedoria e a facilidade de combater a Dengue por meio de medidas conscientes como não deixar acumular água, por exemplo. A campanha traz a personagem da ‘vovó’. O filme ainda traz um sucesso do cinema para os mais atentos como ‘Sinais’, ‘Karatê Kid’ e o ‘O bom, o mau e o feio’, além de fazer a fusão entre a animação e a realidade do dia-a-dia no mesmo roteiro.
A nova campanha contra a dengue vem completa com filme para veiculação em TV, spot para as rádios, mídias digitais para sites, painéis de LED e rede sociais, além de outdoors, busdoors e banners. A campanha começa a ser veiculada nesta semana em Mato Grosso do Sul.
Fotos: Secretaria de Estado de Saúde – Acervo