28 de março de 2024 - 19:14

Comissão analisa parecer que exclui estados e municípios da reforma

A comissão especial da Câmara responsável por analisar a reforma da Previdência começará nesta terça-feira (18) a discutir o parecer do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP).

O posicionamento atrapalha os planos do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, ambos do PSDB, que estão em campanha visando a inclusão do estado e dos municípios no texto.

O relatório foi apresentado na semana passada e modifica trechos da proposta enviada pelo governo Jair Bolsonaro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articula a votação da proposta na comissão para o próximo dia 25.

Até as 18h de ontem (17), segundo a comissão, 143 deputados já haviam se inscrito para discursar. O número, contudo, pode mudar. Isso porque os deputados podem se inscrever até o primeiro orador inscrito começar a fazer o discurso.

Conforme o acordo fechado entre os líderes partidários na semana passada, os deputados aliados do governo não apresentarão requerimento para pedir o encerramento da discussão sobre a proposta e os de oposição não tentarão obstruir os trabalhos apresentando requerimentos ou questões de ordem que visam adiar a discussão.

A expectativa entre os parlamentares é que a sessão desta terça seja encerrada sem que todos os inscritos discursem. Assim, deve ser retomada na quarta (19). Caberá ao presidente da comissão especial, Marcelo Ramos (PL-AM), anunciar o fim da discussão.

Texto: Assomasul