Começou nesta segunda-feira (9) o horário especial de final de ano no comércio da Capital. As lojas ficam abertas de segunda a sábado até às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h, o horário estendido seguirá até o dia 23 de dezembro.
Neste período de festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, as pessoas vão às compras e nesse ano, conforme a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), realizada em parceria com o Sebrae/MS, prevê que a movimentação na economia em MS está estimada em R$ 1,27 bilhão.
Esse fluxo intenso de consumidores nas ruas atrai os criminosos que realizam os furtos, com isso o governo do estado faz o planejamento para reforço da segurança pública em MS, com a “Operação Boas Festas”.
E para falar do comércio, cenário econômico, segurança pública, nesta terça-feira (10), estiveram no programa Rádio Livre, com a jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin, o presidente da CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), Adelaido Vila, e Coronel do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), Emerson de Almeida Vicente.
Confira:
“Nosso planejamento na segurança pública para o final de ano começou no início de 2024. E contempla desde reforço do efetivo para a Capital, a aquisição de novas viaturas e outros. Seguimos com dois projetos em paralelo, a gente levou ao governador a necessidade do fortalecimento do policiamento na Capital, e ele atendeu. Em setembro desse ano ocorreu a formação dos novos polícias, esses foram designados para Campo Grande, e os remanescentes foram chamados para uma nova formação, estão em curso e no início do próximo ano será mais uma turma para reforçar a segurança no interior do Estado”, reforça, Coronel Vicente.
“É importante ressaltar que estamos vivendo a “cidade dos 15 minutos”, ou seja, a gente consome e vive, mora tudo ali em 15 minutos, próximo à nossa moradia, e fortaleceu o comércio nos bairros. Então, isso muda totalmente a perspectiva de comércio, por isso que você vê também que vários fatores ali no centro influenciam o fechamento, a diminuição de volumes de pessoas transitando, mas esse fenômeno é mundial, a Pandemia trouxe isso, por isso a segurança nos bairros nos trás alívio, declarou Adelaido.”
Termo “cidade de 15 minutos”
Criado pelo pesquisador colombiano Carlos Moreno, “cidade de 15 minutos”, do qual promove o conceito de cidade de tamanho humano, com os serviços básicos ao alcance das mãos, essa mudança de comportamento ocorreu com a pandemia da covid-19.
Confira mais dicas da PM-MS para segurança:
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas;
- Evite fazer compras sozinho e escolha realizá-las durante o dia;
- Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
- Evite aglomerações em ruas ou lojas;
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
- Evite retirar a carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento;
- Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões, ou talões de cheques;
- Tenha muito atenção a pessoas estranhas que se aproximam.
Fotos: Rogério Medeiros