29 de março de 2024 - 02:16

Começa quarta-feira e vai até domingo o 4º Festival Cultural Virtual do Chamamé

Cultura chamamezeira será reverenciada em shows musicais instrumentais, apresentações de dança e outras manifestações artísticas de brasileiros, argentinos e paraguaios em live internacional de cinco dias

O 4° Festival Cultural Virtual do Chamamé de Mato Grosso do Sul acontecerá de 2 a 6 de dezembro nos estúdios da TVE Cultura MS e Educativa FM 104,7 (veja a programação abaixo).  Considerado o evento mais importante do chamamé no Brasil, tem objetivo de integrar os países da Bacia do Prata: Brasil, Paraguai e Argentina. O evento é promovido pelo programa A Hora do Chamamé, da Educativa FM 104.7, pioneiro na divulgação e promoção da cultura chamamezeira e paraguaia no Estado, há mais de 20 anos no ar, em parceria com o Instituto Cultural Chamamé MS, Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Todos os anos o Festival é realizado com shows ao vivo, mas com as restrições às apresentações presenciais, em razão da pandemia de Covid-19, todo o evento será realizado na modalidade virtual, por meio de live transmitido pela TVE Cultura e plataformas digitais. Serão realizadas diversas apresentações artísticas – shows musicais, vocais, instrumentais e danças. O festival é produzido por Orivaldo Mengual, com o apoio do Gestor Cultural Ricardo Santo Pipo, Ricardo Gonzalez, do projeto cultural “Tierra Chamamé” de  Corrientes (Argentina).

Laços culturais

Mato Grosso do Sul instituiu o Dia Estadual do Chamamé, comemorado anualmente em 19 de setembro. O Chamamé também é patrimônio imaterial de MS e também, por lei, Campo Grande e a cidade argentina de Corrientes são consideradas “irmãs”. Essas iniciativas vieram a fortalecer o gênero musical que já  faz parte da cultura sul-mato-grossense, segundo Orivaldo Mengual, produtor geral do festival, apresentador do programa Hora do Chamamé  e presidente do Instituto Cultural Chamamé.

Campo Grande se transformou em centro de diversidade cultural e a música regional, misturada aos os gêneros da polca, chamamé e guarânia, realça essa característica. As manifestações artísticas, difundidas pelos boiadeiros no século XX, incluindo as danças de salão, dança do limpa banco, com o hábito de tomar tereré, mate e a degustação de iguarias como a sopa paraguaia e a chipa, moldaram a cultura, que vem sendo fortalecida pelo intercâmbio musical promovido desde 2010 pelo produtor cultural Orivaldo Mengual.

Este ano o Festival do Chamamé vai alcançar todas as regiões sob influência desse contagiante gênero musical, como as cidades argentinas situadas nas Províncias de Corrientes, Santa Fé, Chaco, Entre Rios e a capital Buenos Aires. São vários municípios que se unem apoiando o evento, enviando conteúdos institucionais exclusivos realizados para o festival, onde poderão ser conhecidos os locais emblemáticos da rota do Chamamé no Mercosul, lugares  e destinos que com sua tradição histórica enfeitam as letras dos poemas que compõem o cancioneiro Chamamezeiro.

Em outro lado na fronteira, o Festival virtual terá a participação dos paraguaios, por meio do Parlamento Cultural do Paraguai, Camara dos Deputados, Senado, Parlamento Cultural Juvenil e cidades de Luque, Sajonia, Pedro Juan Caballero, Capitan Bado, Minga Guazú e prefeitura da capital Assunção.

Como assistir

O 4° Festival do Chamamé poderá ser assistido pelos seguintes canais e plataformas:

TVE Cultura – Canal 4.1 – Campo Grande; Canal 13.1 – Dourados;  Canal 45.1 – Chapadão do Sul –  TVE Cultura Canal 15 – NET;  Parabólica Satélite Star One C 2 – 70W – Frequência 4.095 MHZ, Simbol Rate: 11.250 – Polarização Vertical – MUX: FERTEL HZZZ  HD; Portal da Educativa ( www.portaldaeducativa.ms.gov.br ) www.chamamems.com – página oficial do programa A Hora do Chamamé no Facebook –  https://www.facebook.com/programahoradochamame/; canal do YouTube: orivaldomengual e Instagram.

Canais argentinos

1º DIA DO FESTIVAL – 02/12/2020 (QUARTA FEIRA)

15:30 às 15:40 – Abertura Oficial

Hino de Mato Grosso do Sul e Campo Grande Chamamezeiro – interpretados por  Santhyago Rios – Buenos Aires, Argentina