O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e o secretário de Governo, Eduardo Riedel, abrem nesta quarta-feira (2), a partir das 15h30, o 4º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado de 2 a 6 de dezembro de 2020, nos estúdio da TVE Cultura MS e FM Educativa – 104.7 na cidade de Campo Grande/MS, Brasil, este ano na modalidade virtual.
O festival, considerado o evento mais importante do chamamé no Brasil, é promovido pelo programa de rádio A Hora do Chamamé, há mais de 20 anos no ar, pioneiro na divulgação e promoção da cultura chamamezeira e fronteiriça no estado transmitido pela FM Educativa 104,7 e pela Rádio Web Chamamé MS (www.chamamems.com); em parceria com o Instituto Cultural Chamamé MS, FERTEL – Fundação de Rádio e TVE Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O secretário de Governo de Mato Grosso do Sul publicou um vídeo nas redes sociais, onde parabeniza em seu nome e do governador Reinaldo Azambuja a realização do 4º Festival do Chamamé. Riedel fez questão de destacar a importância do evento, sendo realizado online, devido ao momento de pandemia, relembrando que assim, “mantém viva essa chama, que faz parte da nossa raiz, da nossa cultura, que nossos irmão paraguaios e argentinos tiveram essa influência em cima da cultura de Mato Grosso do Sul, que carregamos até hoje”, e completou: “É extremamente importante que a gente mantenha essa chama viva funcionando, cultivando um pouco da nossa história, de nossos hábitos e cultura, mesmo nesse momento difícil”, disse.
Confira a programação no www.chamamems.com
Eduardo Riedel ainda fez questão de salientar que nessa situação de pandemia, de momentos difíceis que todos estamos passando, o fato de se poder ouvir uma boa música e resgatar nossa origem e tradição é muito importante. E finalizou dando os parabéns.
Acompanhe o vídeo do secretário Eduardo Riedel:
O diretor-presidente da TVE Cultura MS, responsável pela transmissão do vento, tanto na televisão como na FM 104,7, Bosco Martins, também fez questão de homenagear e agradecer a todos colaboradores pela realização do evento, ainda mais, quando mais dois países se juntam a esse momento cultural. “Nossos colaboradores não mediram esforços para que o evento possa levar a todos um pouco dessa nossa tradição e ao mesmo tempo entreter as pessoas nesse tempo de convivência com a pandemia do novo coronavírus”, argumentou.
Bosco, que é um aficionado pelo ritmo chamamé desejou a todos nestes dias de realização do 4º Festival do Chamamé uma boa audição e que todos se sintam prestigiado no evento.
Laços Culturais
O Mato Grosso do Sul instituiu o “DIA ESTADUAL DO CHAMAMÉ” com a LEI Nº 3.837, de 23 de dezembro de 2009, dedicando-lhe o dia 19 de setembro para as comemorações, bem como o “REGISTRO DO CHAMAMÉ”, como “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DE MS”, conforme publicação no Diário Oficial Nº 9.466, de 7 de agosto de 2017. CAMPO GRANDE e CORRIENTES são declaradas “CIDADES IRMÃS”, através da LEI Nº 6.048, de 23 de julho de 2018. Todas essas Leis abriram porteiras e está possibilitando novas conquistas para os artistas sul-mato-grossenses que se dedicam a esse gênero musical postulante ao “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE ANTE A UNESCO”.
O projeto de “Intercâmbio Cultural” foi iniciado em 2015, por Orivaldo Mengual apoiado pelo Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Este ano se unem ao projeto do festival, vários municípios das Províncias de Corrientes, Santa Fé, Chaco, Entre Rios e da capital Argentina. Esses municípios estarão enviando conteúdos institucionais exclusivos para o festival, onde poderão ser conhecidos os locais emblemáticos da rota do Chamamé no Mercosul, lugares e destinos que com sua tradição histórica enfeitam as letras dos poemas que compõem o cancioneiro Chamamezeiro, conquista jamais alcançada.
Soma-se também ao festival virtual o PARLAMENTO CULTURAL DO PARAGUAY – HONORABLE CÁMARA DOS DIPUTADOS, SENADO E EVENTOS ESPECIALES, presidido pelo Dr. Lidio Enrique Castro, juntamente com PARLAMENTO CULTURAL JUVENIL DEL PARAGUAY, presidido por Rodrígo Godoy Duerte, da Prefeitura Municipal de Asuncion, através de la Dirección de Juventud y Deportes a cargo del Director Marcelo Garay e das cidades de Luque, Sajonia, Pedro Juan Caballero, Capitan Bado e Minga Guazú, que estarão produzindo os vídeos e enviando material de Asúncion para serem exibidos no festival.
Durante cinco dias, serão realizadas diversas apresentações artísticas – shows musicais, vocais, instrumentais e danças. A direção e produção geral do festival é de Orivaldo Mengual, com o apoio de Ricardo Santo Pipo, Ricardo Gonzalez, do projeto cultural “Tierra Chamamé” de Corrientes, Argentina.
Como assistir:
TVE CULTURA
Canal 4.1para (Campo Grande);
TVE Cultura – Canal 13.1 (Dourados);
TVE Cultura – Canal 45.1 (Chapadão do Sul);
TVE Cultura – Canal 15 – NET;
PARABÓLICA:
SATÉLITE – STARONE C2
FREQUÊNCIA – 4.095
SYMBOL RATE – 11.250
POLARIZAÇÃO VERTICAL
YOUTUBE – orivaldomengual
https://www.facebook.com/programahoradochamame/
www.portaldaeducativa.ms.gov.br
Confira a programação no www.chamamems.com