23 de abril de 2024 - 16:22

Com transmissão da Fertel, solenidade diploma eleitos em 2022

Com transmissão ao vivo da TV Educativa, Portal da Educativa e redes sociais da Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), ocorreu na noite desta segunda-feira (19) a solenidade de diplomação dos deputados estaduais, deputados federais, senadora, governador de Estado e vice eleitos nas últimas eleições de outubro.

Realizada em parceria institucional entre a Fertel, a Assembleia Legislativa e Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, a cerimônia encerrou oficialmente o pleito de 2022, tornando aptos para posse os eleitos e seus suplentes. O diploma garante a legitimidade para representarem a população.

Com a presença de familiares, amigos e lideranças políticas de todo o Estado, o governador eleito, Eduardo Riedel, foi diplomado acompanhado do vice-governador, Barbosinha. Riedel enfatizou que o sonho coletivo que venceu nas urnas é de um estado próspero, inclusivo, verde e digital. “É esse Mato Grosso do Sul que temos obrigação de entregar, fazer acontecer. Em sua essência, um Estado ousado, porque não teme os desafios que estão por vir, nem tampouco foge dos problemas. Um Estado cada vez mais transparente, porque sempre será amparado pelo respeito as legislações vigentes e pelas regras da conduta ética”, ressaltou ele.

O governador eleito disse que irá trabalhar arduamente para atrair mais investimentos e criar novas oportunidades para a população. “Vamos focar na geração de empregos e renda, criar novas oportunidades e trazer esperança de melhorar e crescimento. Aliviar o peso dos tributos sobre quem trabalha e produz. Cuidar dos mais vulneráveis e, passo a passo, incluí-los na sociedade produtiva. Erradicar a lentidão e os desvios de função no serviço público. E em cada uma das políticas de estado, garantir a qualidade do correto gasto governamental. Prover saúde pública decente ao nosso povo e educação transformadora às novas gerações de sul-mato-grossenses”, enfatizou Eduardo Riedel.

Mara Caseiro (PSDB) falou em nome dos deputados estaduais. “Quero ressaltar, antes de tudo, a essência da nossa missão, a representatividade popular. Nós, deputados, somos agentes políticos singulares, mas estamos aqui, em nome da sociedade sul-mato-grossense, que é plural, diversa e ampla. Acima de nossas individualidades, vem o interesse público. Estamos aqui em nome de quase três milhões de moradores do nosso Estado, em nome de causas e de valores que nos unificam para além das nossas divergências. Estamos aqui em nome do nosso amado Mato Grosso do Sul, cuja história precisamos honrar”, destacou. Ao fim do discurso, a deputada dedicou o diploma “a cada uma das mulheres que todos os dias precisam provar o seu valor na nossa sociedade, e, especialmente àquelas que perderam suas vidas pelo fato de serem mulheres e estarem em busca da própria independência”.

O presidente do TRE/MS, desembargador Paschoal Carmello, afirmou que Justiça eleitoral celebra a conclusão dos trabalhos eleitorais de 2022 e o apogeu da maior festa cívica do Brasil. “Reafirmamos o compromisso com o processo democrático e a sociedade. E muito além do que foi dito e feito, a regularidade e a lisura no sistema e dos procedimentos eleitorais de votação foram experimentadas efetivamente por milhões de pessoas. Todas as séries ordenadas de atos praticados pelo Poder Judiciário Eleitoral culminaram numa das experiências políticas mais reais e importantes dos últimos tempos”, salientou.

Com informações e foto da comunicação ALMS e assessoria