23 de abril de 2024 - 20:57

Com recursos do Estado, Corumbá melhora acessibilidade ao hospital e pronto-socorro

O quadrilátero que integra o centenário Hospital de Caridade e o novo pronto-socorro de Corumbá está sendo revitalizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e o município com obras de infraestrutura viária, visando melhorar a acessibilidade das pessoas e reordenar o trânsito a esta rede de atendimento em saúde pública, que inclui ainda o Hemonúcleo, maternidade e o Centro de Saúde da Mulher.

Os investimentos do Estado (R$ 8 milhões) estão promovendo a reurbanização da área, que compreende 14 quadras do perímetro central da cidade. As obras incluem serviços de restauração funcional do pavimento, nova camada asfáltica e drenagem do lençol freático. O piso de lajota sextavada que reveste algumas ruas está sendo substituída por asfalto CBUq (concreto betuminoso usinado a quente).

Os recursos foram garantidos pelo governador Reinaldo Azambuja em sua última visita a Corumbá – em agosto deste ano -, quando inspecionou as obras do novo pronto-socorro, entre as ruas América e 7 de Setembro, ao lado do Hospital de Caridade. O complexo hospitalar, incluindo 30 novos leitos, conta também com verba (R$ 11 milhões) do Estado e será concluído no primeiro trimestre de 2022.

Melhorando o acesso

“Há quase três anos estávamos com esse projeto pronto e buscando emendas parlamentares, buscando recursos federais para que ele fosse realizado. Quando apresentamos essa demanda ao governador Reinaldo Azambuja, ele nos atendeu prontamente”, afirma o prefeito corumbaense Marcelo Iunes. “O governador é um grande parceiro de Corumbá”, completa.

Segundo o chefe do Executivo municipal, as intervenções vão mudar para melhor a urbanização da área de retorno da rede hospitalar central e, principalmente, a acessibilidade e o fluxo de veículos e pessoas. Complementando o projeto, a prefeitura implantará nova sinalização de trânsito com sistema de mão única em algumas vias, como Colombo, Sete de Setembro e Cabral.

Maioria das ruas no entorno do complexo hospitalar, com lajotas ou asfalto, não contava com sistema de drenagem. Foto: Clovis Neto/PMC

Iunes explica, ainda, que os investimentos vão trazer benefícios também à população em relação ao sistema de drenagem, inexistente em algumas ruas há muito tempo asfaltadas ou com piso de lajota sextavada. “Estamos implantando drenagem profunda nestas vias e em algumas também galerias, melhorando e ampliando o controle das águas de chuva, que causam grandes transtornos”, detalha.

Executada pela empresa Equipe Engenharia, a obra de restauração, pavimentação e drenagem do quadrilátero está em plena execução, abrangendo as seguintes ruas: Dom Aquino, entre a Edu Rocha e a Major Gama; Sete de Setembro, entre a Cabral e Dom Aquino; rua América, da 15 de Novembro até a Firmo de Mattos; na rua Colombo, entre a Antônio Maria Coelho e a 15 de Novembro; e na 15 de Novembro, da Cabral a Colombo.

Subsecretaria de Comunicação, Subcom