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Institucional

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3 de outubro de 2024 - 10:54

Com práticas inovadoras, hospitais de MS buscam ampliar segurança do paciente

Na última terça-feira (17 de setembro) foi celebrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente, marco para que que hospitais, unidades de saúde e clínicas possam debater e colocar em prática normas cada vez mais eficazes de prevenção de eventos adversos e garantir atendimento eficiente e humanizado.

Os dois maiores hospitais de Mato Grosso do Sul (Hospital Regional e Santa Casa) colocaram o tema em discussão, apresentando práticas para aprimoramento da segurança do paciente que envolvem processos globais que vão desde o atendimento, passam pelo diagnóstico, tratamento e chegam ao momento da alta hospitalar.

Foto: Joilson Francelino / HRMS

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul promoveu uma experiência interativa e lúdica por meio de uma dinâmica denominada “Caminho da Segurança”, que envolveu colaboradores, pacientes e o público em geral.

Durante o percurso, os participantes visitaram seis estandes, cada um representando uma das metas internacionais de segurança do paciente, que incluíam:

  1. Identificação correta do paciente;
  2. Melhoria na eficácia da comunicação;
  3. Aumento da segurança dos medicamentos de alta vigilância;
  4. Garantia de cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
  5. Redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde com a técnica correta de higiene de mãos;
  6. Redução do risco de danos ao paciente decorrentes de quedas e lesão por pressão.

Também foi lançado na campanha o “HR Notifica”, instrumento digital online e inovador de notificações de eventos adversos.

Já na Santa Casa de Campo Grande os mesmos protocolos são seguidos. A instituição atua para implantar o Méetodo de Acreditação, que por meio de extenso protocolo garante mais segurança ao paciente. Por meio dele processos assistenciais são remodelados, em todos as etapas do atendimento.

Entenda mais sobre segurança do paciente na reportagem de Letícia Schefler ao Jornal da Educativa:

Com informações de Joilson Francelino, Comunicação HRMS

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