
Com uma caixa de gelo reutilizada e peças de notebook sem uso, Victor Hugo de Jesus Santana, de 13 anos, aluno da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, localizada na Chácara das Mansões, em Campo Grande, fez uma máquina multi resfriadora. Uma ideia na cabeça e muita habilidade nas mãos para garantir o armazenamento da insulina da avó, que é diabética.
A máquina funciona com a fonte ligada na energia e também há adaptação para o carro. Ele conta que um dia estava em casa e pensou em como faria se precisasse acampar em um local sem energia. Surgiu então, a ideia de fazer uma mini geladeira. Victor tinha um notebook sem uso em casa, pesquisou na internet e viu que era possível reaproveitar as peças.
Segundo a professora de Biologia, Helena Borges Martins, o aluno chegou com a ideia e a escola o apoiou no mesmo momento. Victor pegou as peças do notebook e junto com o professor de Matemática, Aparecido dos Santos e a professora de Biologia, começaram a desenvolver a ideia.
O projeto de Victor Hugo foi apresentado na IV Expocampo, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizada em 2022. Cálculos, tentativas e acertos que deram origem a uma eficiente geladeira destinada ao bem comum.
Saiba todos os detalhes desta história na reportagem especial de Nádia Nicolau ao Jornal da Educativa: