30 de março de 2024 - 00:35

Com parceria entre Estado, União e município, quem ganha são as famílias, diz governador

Reinaldo Azambuja ressalta que o trabalho em parceria com as gestões Nacional e de Campo Grande possibilitou a realização do sonho da casa própria para 448 familias

Para realizar o sonho da casa própria a famílias de Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja entregou 448 moradias no bairro Aero Rancho, nesta sexta-feira (4). A solenidade teve a presença dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina (Agricultura).

As novas famílias foram contempladas por meio do programa “Casa Verde e Amarela”, que se trata de uma reformulação do “Minha Casa, Minha Vida”. São casas dos edifícios Aero Rancho CH7 e CH8, localizado nas Avenidas Thirson de Almeida e Graciliano Ramos, região sul de Campo Grande.

“É uma grande satisfação entregar moradias que dão dignidade para estas famílias. Muitas vão sair do aluguel. A emoção e o sonho da casa própria a gente sente quando entrega estas chaves e sabe a luta destas pessoas, que hoje venceram. Que outros empreendimentos como estes possam ser entregues em breve”, descreveu o governador.

Unidade habitacional tem 47,21 metros quadrados, dotados de dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço

As morarias fazem parte de uma parceria entre governo federal, estadual e municipal. O empreendimento teve o investimento de R$ 42,7 milhões, sendo R$ 35,8 milhões da União, R$ 6,3 milhões do governo estadual e R$ 564 mil da prefeitura da Capital, que ainda concedeu isenções fiscais e doação do terreno.

“É uma parceria de sucesso, hoje são 448 moradias. A prefeitura entre com terreno e infraestrutura, o Ministério do Desenvolvimento com recursos federais e o Estado dando sua contrapartida. Quem ganha são estas famílias”, afirmou o governador.

O ministro Rogério Marinho também destacou a importância da parceria com o Estado e município. “Ela se traduz na prestação de serviços para a população que mais precisa. São situações como esta que nos dão a sensação de dever cumprido. Quando entramos decidimos manter as obras em andamento dos governos anteriores. São quase 400 mil moradias entregues que entregamos todos os anos”.

Novas moradias
Os residenciais Aero Rancho CH7 e Aero Rancho CH8 possuem 14 blocos cada, sendo quatro apartamentos por andar, com total de 224 apartamentos. Cada unidade habitacional possui dimensão de 47,21 metros quadrados, dotados de dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço.

Casa nova será o lar para Iragina e seu neto

Os condomínios foram equipados com toda a infraestrutura de água, esgoto, pavimentação, drenagem e iluminação pública. Contam também com portarias e áreas de lazer com quiosque, playground e quadra de areia.

Iragina Quadros de Souza, de 78 anos, é uma das novas moradores do residencial. Ela disse que vai morar no local com o neto de 32 anos. “Foi muita felicidade quando recebi a moradia. O apartamento é muito bonito e vai nos dar tranquilidade”. Já Laryssa Gabrielle Brasil, 27, contou que foram 10 anos esperando e agora realiza um sonho. “Morava com a minha mãe, mas agora terei minha própria casa. Vou morar com minha filha de 10 anos”.

Independência: morando atualmente com a mãe, Laryssa agora vai viver na sua casa, com sua filha

O prefeito Marquinhos Trad agradeceu ao governo do Estado e União pela parceria por mais casas para Campo Grande. “São 448 novas unidades habitacionais, que faz parte de um trabalho em conjunto, que vai beneficiar a população na área de habitação”.

O governador informou que já são 3.889 moradias em Campo Grande nos últimos seis anos, fruto desta parceria com a gestão estadual e que 1.097 unidades seguem em andamento. Elas fazem partes dos programas habitacionais gerenciados pela Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) e Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários).

Além dos ministros e governador, participaram da solenidade a senadora Soraya Thronicke, os deputados federais Loester Trutis e Luiz Ovando, além do deputado estadual Lídio Lopes e dos vereadores da Capital, Sandro Benites, Delei Pinheiro e Alírio Vilassanti. Entre os secretários estavam Eduardo Riedel (Infraestrutura), Jaime Verruck (Semagro) e a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro