plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Com o Vale Universidade, Beatriz adquire a experiência que precisa para realizar o sonho de ser juíza

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Programa Vale Universidade surgiu como uma boa oportunidade de adquirir a experiência necessária para que Beatriz Rodrigues Chimenes, 20 anos, realize seu desejo de ingressar na área jurídica. A jovem acadêmica de Direito tem o sonho de se tornar juíza e já passou por dois locais de estágio dentro do programa que concede bolsa e oportunidade de trabalho a universitários em Mato Grosso do Sul.

O interesse pelo Direito surgiu logo no ensino médio, segundo conta Beatriz. “Eu acho muito interessante, logo que entrei no Ensino Médio me identifiquei com o direito , porque gosto da Justiça, vamos dizer assim. Aí eu sempre pensei em prestar concurso para juíza”, afirmou a jovem que, se não passar em concurso para juíza, acrescenta que tentará a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Sempre na área penal meus interesses”, completa.

Beatriz passou no processo seletivo para o programa em 2018, mesmo ano que iniciou sua faculdade e já estagiou na 5ª Delegacia de Polícia de Campo Grande e na então Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – Depac Piratininga, hoje Depac Cepol, e agora está na Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – SEDHAST. “O que me deixou interessada pelo Vale Universidade foi a questão financeira. Direito, querendo ou não é um curso caro, e meus pais não tinham condições de pagar minha universidade. E uma amiga me indicou a inscrição para o Vale e fui atrás”, afirmou.

Valesca no seu local de estágio, a SEDHAST

A questão financeira também foi uma preocupação na vida acadêmica Valesca da Silva Cruz, 23 anos. A jovem veio de Aquidauana para estudar em Campo Grande e optou por cursar jornalismo, que não era sua primeira opção. O Estágio fez Valesca se interessar ainda mais pela área, ela também faz estágio na SEDHAST. “Estou no meu terceiro ano e me formo ano que vem. Pude perceber que o curso é uma área que quero me especializar, que quero trabalhar, por causa desse contato, justamente porque o Vale proporciona essa questão de você ter esse contato direto com a área de trabalho, isso foi muito importante para mim, continuar no curso”, opinou.

Valesca relembra que no início haviam muitas dúvidas em relação ao que queria cursar, se gostava mesmo da área, mas o estágio do Vale Universidade a fez ter a certeza do que queria para o futuro. “O estágio me proporciona essa questão de contato direto com o mercado de trabalho que é muito importante. Hoje, normalmente, o mercado exige essa questão de experiência. Vou sair com uma experiência enorme”, afirmou.

O programa

Com mais de 19 mil acadêmicos já habilitados desde a sua criação, o Vale Universidade proporciona condições para jovens de baixa renda ingressarem no ensino superior. “O Vale Universidade tem sido uma grande oportunidade para os nossos estudantes e também tem se revelado um grande descobridor de talentos promissores. São vários os fatores que levam ao progresso profissional, todos têm seu mérito, mas tenho certeza de que nosso programa de estágio e acompanhamento fazem a diferença na vida dos acadêmicos que passam pelo programa. Seja na Capital, ou no interior do Estado, vamos continuar trabalhando para que sonhos como esse se concretizem cada vez mais”, destacou a titular da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre.

No Vale Universidade, o Governo do Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo, cabendo ao acadêmico os 10% restantes. Além do benefício social, os acadêmicos passam pelo estágio, sempre realizado em instituições parceiras envolvidas com a área de estudo do acadêmico.

Joilson Francelino, Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *