19 de março de 2024 - 00:15

Com o Pro-Orgânico, agricultores podem vender produtos com certificação ao consumidor

A ação da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), por meio do Pro-Orgânico – Plano de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico de Mato Grosso do Sul tem permitido que agricultores familiares do Estado entreguem ao consumidor legumes, hortaliças e frutas diferenciadas, com preço competitivo e, principalmente, com certificado de produto orgânico.

Esse foi o resultado observado pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, após visita na manhã desta quarta-feira (4) à Feira de Orgânicos da Praça do Rádio. A feira é realizada há 11 anos pela Prefeitura de Campo Grande e acontece às quartas-feiras, das 6h às 10h, na Praça do Rádio Clube.

“Nós apoiamos a feira e hoje pudemos observar os resultados do Pro-Orgânico. Graças ao trabalho da Semagro, os 18 produtores atuantes na Feira têm a certificação de produto orgânico. Também observamos que a feira tem avançado de forma significativa e a gente percebe que a população já reconhece o produto orgânico e a sua importância”, comentou o titular da Semagro, acompanhado de equipe técnica da Secretaria.

Todos os produtores que vendem na Feira de Orgânicos da Praça do Rádio têm certificado que foi obtido graças à Semagro

“A feira é coordenada pela Sedesc, da prefeitura, e só participam produtores de hortaliças, frutas, legumes de ervas que tenham certificado de produto orgânico e todos eles receberam algum tipo de assistência da Semagro no processo de certificação”, acrescentou o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.

O Pró-Orgânico, Plano de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico de Mato Grosso do Sul, o Pró-Orgânico foi lançado em junho de 2020 pela Semagro e, até o momento, já auxiliou que produtores de Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Sidrolândia e Jaraguari obtivessem a certificação de orgânico em Mato Grosso do Sul. “Nosso foco é o produtor, que hoje vive da produção de orgânicos e, por meio da certificação, consegue ampliar a sua produção e sua renda. É nessa linha que o Pro-Orgânico tem trabalhado em Mato Grosso do Sul”, concluiu o secretário Jaime Verruck.

O secretário Jaime Verruck, com o superintendente Rogério Beretta e a técnica Karla Nadai, da Semagro

De acordo com a técnica responsável por auxiliar os produtores, Karla Nadai, da Semagro, a certificação de produto orgânico é feita por auditoria de uma entidade certificadora. No caso dos produtores que vendem na Feira de Orgânicos da Praça do Rádio, todos já conseguiram a certificação. “O governo do Estado destacou um técnico para auxiliar os produtores na elaboração do plano de manejo orgânico e apoio no processo de certificação. É um processo burocrático e que muitos produtores necessitam desse auxilio para conseguir”, afirma.

Marcelo Armôa, Semagro