28 de março de 2024 - 08:26

Com novos aceleradores lineares, MS caminha para autossuficiência em tratamento por radioterapia

HRMS receberá novo bunker até julho de 2019, passando a oferecer tratamento de radioterapia. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)

Mato Grosso do Sul ganhou reforço no tratamento contra o câncer com dois novos aceleradores lineares no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian) e no HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abraão). Com os novos equipamentos, o Estado caminha para ser autossuficiente no tratamento de radioterapia.

Em cerca de 30 dias, terá início a obra que viabilizará a construção de um bunker no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, também em Campo Grande, para a instalação de outro acelerador linear.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que a aquisição dos equipamentos de radioterapia é resultado do trabalho conjunto entre Governo do Estado, Ministério da Saúde e SUS (Sistema Único de Saúde). “Essa é uma luta de todos nós. Poderemos avançar no tratamento contra o câncer, principalmente na radioterapia, e com isso reduzir a fila de espera”, afirmou.

O Governo do Estado assinou na quarta-feira (4) ordem de serviço da obra de construção do bunker e área de atendimento do setor de radioterapia no HRMS, com investimento de R$ 10,5 milhões. A previsão é concluir em julho de 2019. No Hospital Regional, além da radioterapia (acelerador linear), haverá a construção da sala onde será feita a braquiterapia, um tipo de radioterapia interna, que usa a radiação em contato com o local da doença. A obra faz parte do projeto de reestruturação do HR.

O diretor-presidente do HRMS, Justiniano Vavas, destacou que o novo acelerador linear será mais um incremento no tratamento contra o câncer, umas das referências do hospital. “Nossos pacientes, além da quimioterapia, terão à disposição o acelerador linear para radioterapia. Com esse incremento, vão melhorar os resultados do tratamento”, disse. O HRMS atende atualmente 650 pacientes no tratamento contra a doença.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra, explicou que no período de um ano o Estado recebeu seis aceleradores lineares, tornando Mato Grosso do Sul autossuficiente nas demandas de radioterapia. “Esperamos, de uma vez por todas, atender a população que tanto precisa deste importante tratamento. Vamos zerar a demanda por radioterapia”, disse.

Acelerador linear do HCAA foi entregue nesta quarta-feira. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)

No mesmo dia, foi inaugurado o acelerador linear do Hospital de Câncer. Graças a tratativas entre o Governo do Estado, HCAA e Ministério da Saúde, o hospital recebeu um novo acelerador linear, em maio de 2017. O aparelho que estava em Goiânia (GO), foi doado a Mato Grosso do Sul para substituir o antigo que estava em funcionamento e que permitirá dobrar de 50 para 100 o número de atendimentos diários, além de permitir tratamentos antes inviáveis com a estrutura existente, como para o câncer de pele.

O Governo do Estado repassou R$ 2,7 milhões de recursos para a obra de ampliação do local (sala) e readequação e reforma do bunker. Após a conclusão da obra, foi necessário aguardar uma equipe que veio do exterior para fazer a instalação do equipamento.

O Hospital Universitário também deverá receber investimentos de R$ 6 milhões do Governo Federal para obras do bunker/acelerador linear. Esses aceleradores fazem parte de programa do Ministério da Saúde que visa a expansão da radioterapia no Sistema Único de Saúde.

Também participaram do ato o representante do Ministério da Saúde, Thiago Rodrigues dos Santos, deputados estaduais Professor Rinaldo, Mara Caseiro e Onevan de Matos e a vereadora Enfermeira Cida Amarail.

Com Airton Raes e Paulo Fernandes, da Subcom (Subsecretaria de Comunicação)