25 de abril de 2024 - 06:14

Com Marcelo Tas, TVE Cultura estreia #Provocações nesta terça-feira

Em releitura do programa eternizado por Antônio Abujamra, a atração busca desafiar os entrevistados a responderem perguntas que não costumam ser feitas por outros veículos de mídia. Estreia nesta terça-feira (14) às 21h30 traz Ciro Gomes
Marcelo Tas está no comando de #Provocações, releitura de programa que entrou para a história com Antônio Abujamra; Ciro Gomes será o primeiro entrevistado. (Foto: TV Cultura/Divulgação)

“Ninguém pode banhar-se duas vezes no mesmo rio”, disse Heráclito. Afinal, quando nele se entra novamente, as águas já não são mais as mesmas. A fim de proporcionar um novo e diferente mergulho em um rio já conhecido, a TVE Cultura traz nesta terça-feira (14), o programa #PROVOCAÇÕES, uma produção da TV Cultura de São Paulo reproduzido por parceiros regionais.

Em uma reformulação da atração, Marcelo Tas revisita o formato de entrevistas que estreou em 2000 e se consagrou nas mãos do eterno Antônio Abujamra, firmando um compromisso com a dúvida e, é claro, com a provocação. Agora, com os pés no mundo atual e vestido com toda a tecnologia e interatividade inerente a ele, o programa conta com quadros inéditos e com forte participação do público por meio das redes sociais.

A atração vai ao ar às 21h30 na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa, no site e na fan page da rede social Facebook. No primeiro programa, o entrevistado é o ex-presidenciável, ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

Firmado em três pilares básicos –entrevistas, filosofia e interação–, o #PROVOCAÇÕES tem como principal objetivo desafiar os convidados a responderem perguntas que não são feitas por outros veículos de mídia. De Lady Macbeth a Lady Gaga, o programa promete romper o véu entre a alta cultura e a cultura pop – levando em conta, para a construção sua narrativa, nomes diversos e inusitados. Tudo isso sob comando de Marcelo Tas, que –por seu brilhantismo profissional, perspicácia e presença constante na TV Cultura– inspira a responsabilidade necessária para ocupar um posto de tão grande envergadura, uma vez ocupado por Abu.

Sobre a decisão de aceitar o desafio, Tas afirma: “topei a tarefa de seguir com #PROVOCAÇÕES porque, no mundo das informações 24 horas, de respostas imediatas para tudo, idolatrar a dúvida é preciso. Admirador dos mestres Antônio Abujamra e Gregório Basic, criadores de Provocações, lanço-me na missão quixotesca de cutucar o dragão da realidade embrutecida com a arma mais poderosa já inventada: o ponto de interrogação”.

Na atração, ele recebe diversas figuras brasileiras, polêmicas ou não, mas que têm muito a dizer. Entre os primeiros convidados, além de Ciro Gomes, estão Fernando Haddad, Maísa, Kondzilla, Janaína Paschoal, Danilo Gentili e Maitê Proença.

Em um novo cenário, a atração traz quadros inéditos, como o “Nada a Ver”, em que o convidado pontua o que não faz sentido para ele; “Hora da Selfie”, no qual ele realiza uma autoanálise; e “Linha do Tempo”, que explora falas ditas no passado pela pessoa entrevistada.

O histórico do apresentador na TV Cultura também é celebrado com o quadro “Olá, Classe”, bordão do Professor Tibúrcio, de Rá Tim Bum, em que perguntas enviadas por crianças têm de ser respondidas pelo entrevistado. E, em relação à interatividade, a produção incorpora diferentes formas de incluir a audiência no desenvolvimento do programa, como vídeos por WhatsApp, entrevistas na rua e frases que chegam por hashtags nas redes sociais.

De acordo com Tas, “não há novidades em #PROVOCAÇÕES, exceto duas inevitáveis: o apresentador e a participação do espectador com a hashtag #Provoca. Viver na era das redes sociais aceleradas e contaminadas por algoritmos não é opcional. Por isso, decidimos trazer o tsunami das conversas virtuais para o programa. Sem perder o rigor da filosofia e o prazer pela vida. Afinal, aprendi com o velho Abu: o que é a vida? A vida é minha, estrago-a como quiser.”

#PROVOCAÇÕES volta porque é hora de provocar.

(Com TV Cultura de São Paulo)