29 de março de 2024 - 07:37

Com mais estrutura, Corpo de Bombeiros lança plano de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal

Em ação integrada com a Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul lançou na manhã desta quinta-feira (29), em Corumbá, o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal, que consiste na preparação das equipes, reconhecimento das áreas e estratégias das operações por terra, água e ar.

“Vamos desenvolver um plano arrojado, contando com os investimentos (R$ 56 milhões) do Governo do Estado em viaturas, aeronaves e equipamentos, onde o Corpo de Bombeiros disponibilizará para as operações, se preciso, 700 dos seus 1.500 militares”, afirmou o comandante-geral da corporação, coronel Hugo Djan Leite, ao detalhar o plano a ser empregado no bioma, ao qual Corumbá está integrado com 45% do seu território.

Presente ao ato de lançamento do plano operacional, realizado no 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a promotora Ana Rachel Borges Figueiredo Nina, da 2ª Promotoria de Justiça, ressaltou a tomada de decisões do Governo do Estado em relação ao combate aos incêndios florestais. Ela disse que as estratégias anunciadas estão alinhadas ao plano preventivo traçado a partir de 2020 pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Levantamento das áreas

Antecipando-se ao período crítico dos focos de calor na região, que no ano passado ocorreu de janeiro a outubro, o Corpo de Bombeiros vai estruturar o 3º Grupamento de Corumbá com mais viaturas e lanchas. Cinco equipes serão deslocadas para as localidades de Rio Negro, Alto Paraguai, Paiaguás e Nhecolândia para reconhecimento das áreas quanto a acessos, pontos críticos e construção de aceiros para proteger as pontes de madeira.

Comandante do CBMS, coronel Hugo Djan Leite: “A corporação terá todos os meios para executar um plano operacional arrojado”

“O plano terá a coordenação do Corpo de Bombeiros do Estado e será aplicado em quatro etapas, sendo preparação, o que estamos fazendo agora; prevenção, resposta e responsabilidade”, adiantou o coronel Djan Leite. “No início de abril já deslocamos duas equipes para os parques estaduais do Vale do Ivinhema e da Nascente do Rio Taquari com a mesma finalidade: levantar as áreas de maior incidência dos focos.”

As primeiras equipes estarão montando suas bases nas localidades do Morrinho (ponte da BR-262 sobre o Rio Paraguai) e no Passo do Lontra, região que abrange a Estrada-Parque e limita os municípios de Corumbá, Miranda e Aquidauana. “O Estado pode nos oferecer toda tecnologia, mas temos que ter homens na área de fogo”, disse o comandante. “Combater incêndio florestal é tarefa do bombeiro e vamos atuar até as chuvas voltarem.”

Lançamento do plano contou com a participação do Ministério Público Estadual, Polícia Ambiental e representantes da prefeitura

Maior poder de resposta

Em 2020, o Estado realizou três grandes operações de combate aos focos de calor, de março a setembro, com apoio das Forças Armadas, envolvendo bombeiros de outros estados. Este ano, o Corpo de Bombeiros terá uma estrutura operacional maior, prevista no programa de investimentos anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja. A compra de uma aeronave modelo Air Tractor (para lançamento de água) está em processo de licitação.

O coronel Djan Leite adiantou que a corporação terá a disponibilidade de maquinários para abrir acessos nas regiões sem estrada ou alagáveis, cujos pontos críticos serão mapeados pelas equipes de levantamento, para garantir a rápida locomoção das tropas. A prefeitura de Corumbá também anunciou que está negociando a cessão de um helicóptero para atender o deslocamento dos bombeiros para áreas de difícil acesso.

Alto comando do CBMS se reuniu também com os militares do grupamento de Corumbá para detalhar o plano operacional

“Vamos trabalhar integrados com as brigadas do Ibama e das reservas e também contamos com o apoio dos produtores rurais”, disse o tenente-coronel Luciano Lopes de Alencar, comandante do 3º Grupamento. “Com mais tempo de preparação da tropa e a estrutura que está sendo montada, o plano lançado hoje nos propiciará uma melhor capacidade de ação e de resposta ante os desastres ambientais e também à sociedade.”

O lançamento do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal contou com a presença dos coronéis bombeiros Huesley Paulo da Silva, chefe do Estado Maior Geral e,; Rodinei Ribeira Ceballos, comandante de Bombeiros do Interior; da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid, e do coordenador municipal de Defesa Civil, Isaque do Nascimento.

Subsecretaria de Comunicação