18 de abril de 2024 - 01:46

Com mais de 4 mil pessoas em grupo de risco, Bonito decide manter medidas de prevenção

Polícia Militar tem auxiliado no controle de turistas no município. Foto: Kemila Pellin

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19 em Bonito, instituído por meio de decreto municipal para estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus, emitiu nesta sexta-feira (27) afirmado que vai manter as medidas de prevenção e combate ao coronavírus, determinadas pelo decreto n°067/2020. Conforme  o Comitê, o município tem mais de 4 mil pessoas no chamado grupo de risco da doença (idosos, diabéticos, renais crônicos, hipertensos e portadores de doenças pulmonares).

O documento estabelece medidas com o objetivo de enfrentar a situação de emergência, que incluem a proibição da circulação de pessoas entre 20 horas as 6 horas da manhã e a entrada de ônibus, microônibus, vans de fretamento e/ou transporte de turistas no município, por tempo indeterminado. Suspendeu também o alvarás de localização e funcionamento e autorizações para atividades com potencial de aglomeração de pessoas.

Ainda conforme o Comitê, as medidas tomadas na área da saúde têm dado excelentes resultados, uma vez que não há nenhum caso suspeito ou positivo no município até o momento. Segundo Gustavo Barbosa, que responde pelo Hospital Darci João Bigaton no Comitê, mesmo havendo um aumento de pacientes com sintomas respiratórios procurando por atendimento, nenhum caso foi considerado suspeito até o momento. “Orientei aos médicos do corpo clínico que tentassem fazer a notificação pelo CIEVS de todos os casos com essas características.  E assim foi feito. Porem em todos os casos, devido ao fato de nenhum atender aos critérios então estabelecidos pelo CIEVS, não foram aceitos para notificação, não sendo liberado a realização do exame”, detalhou.

Famílias em isolamento domiciliar

Ainda conforme o ortopedista, esse é um dos fatores que resultaram no isolamento domiciliar de sete famílias no município e 3 no distrito de Águas de Miranda. “Devido a angústia dessas famílias perante não ter como realizar exame e cientes de contato com turistas, por exemplo, passamos a orientar individualmente o isolamento respiratório, visando uma segurança extra. Por esse motivo há a orientação de alguns pacientes permanecerem em isolamento domiciliar enquanto sintomas leves”, detalhou.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde destacou que essas famílias em isolamento apresentaram um ou mais critérios, como um ou mais indivíduos de uma família esteve em contato com casos suspeitos em outros municípios; visitou países que há transmissão comunitária; esteve em contato com indivíduos de áreas de transmissão comunitária (turistas) e apresentam sintomas gripais; recebeu indicação médica devido a comorbidades e trabalha em contato com público.

Ainda segundo a nota, todos casos são acompanhados por nossas equipes de saúde. Exames serão realizados seguindo portarias do Ministério de Saúde, que até o momento são realizados apenas em casos graves.

Carreta pelo comércio

Seguindo um movimento nacional criado por empresários de vários setores, em diferentes estados do Brasil, um grupo formado por comerciantes e trabalhadores está organizando uma carreata para o final da tarde desta sexta-feira (27) em Bonito. O movimento pede a reabertura do comércio nos municípios.

Nesta quinta-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim (ES), cerca de 300 empresários fizeram uma carreata, gritando palavras de ordem. A manifestação reuniu pessoas em carros e motos. Muitos dos veículos estavam enfeitados com bandeiras do Brasil e com frases remetendo aos slogans de Bolsonaro. O presidente também foi lembrado em algumas falas no carro de som. Houve também carreatas em Maringá e Curitiba (PR), Ipatinga (MG), Hortolândia (SP), entre outros.

Com informações de Correio Braziliense