24 de abril de 2024 - 21:36

Investimentos estaduais garantem pavimentação em bairro mais populoso de Bonito

Tiveram inicio nesta semana as obras de pavimentação e drenagem em aproximadamente um 1 km da Vila Marambaia, bairro mais populoso do município de Bonito (MS). O asfalto na região foi acordado pelo governo do Estado com a gestão municipal passada, mas não teve continuidade por descumprimento de quesitos legais. Em visita cidade em junho do ano passado, o governador Reinaldo Azambuja reforçou o compromisso com os moradores, explicando que mesmo com a quebra de convenio, as obras de drenagem e pavimentação anunciadas Estado seriam executadas.

“O seu Odilson sabe do nosso compromisso com o término das obras de drenagem e pavimentação do Jardim Marambaia. Já era para estar pronto, então qual foi a alternativa que eu propôs, para que não tenha problema nem para a gestão dele e nem para o governo do Estado? Que nós vamos cancelar o convênio anterior e o Estado vai licitar novamente e executar a obra”, destacou o governador em entrevista a rádio da cidade.

Conforme a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), as obras de asfalto e drenagem receberão, inicialmente, investimentos de R$ 553.355,44 e terão duração de 180 dias, contados a partir da ordem de serviço. Serão contemplados trechos da Rua Otávio Sanches, Rua das Turmalinas, Rua dos topázios, Rua das esmeraldas, Rua dos grafites e Rua dos mármores, somando 1.091,45 metros de asfalto.

Mais investimentos

As ruas centrais da Capital do Ecoturismo também passaram por reformas nos últimos meses. O trabalho é resultado de investimentos do governo do Estado, no valor de R$ 2.036.576,62 para recapeamento, tapa-buraco e sinalização.

Ao todo foram  recapeados 40.118,50 m² e outros  6.795,65 m² receberam os serviços de tapa-buraco. As obras incluem a pavimentação das ruas General Osório, Nelson Felício, 15 de Novembro, Filinto Muller, 29 de Maio, Santana do Paraíso, Monte Castelo, Nossa Senhora da Penha, Nova Jerusalém, das Flores e Luiz da Costa Leite, abrangendo diversos bairros da cidade.

Outro trecho em obras é o do Aeroporto Regional de Bonito até a entrada da cidade. As obras tiveram início em março, na BR-267, e vão abranger também a MS-178 e Rua Pilad Rebuá, até o cruzamento com a Rua General Osório. A previsão de término é de 5 meses.

O projeto, orçado em R$ 9,5 milhões, prevê o recapeamento de 14,160 km, a instalação do sistema de iluminação pública e implantação de ciclovia.

Dois grandes projetos de pavimentação também estão em execução no município. Um trecho de 17,4 km que ainda restavam para a conclusão da estrada do Curê (MS-178), ligando Bonito à BR-267 (rodovia que interliga Jardim a Porto Murtinho) e a MS-382, que dá acesso a Gruta do Lago Azul, cartão postal do município. Somados, os recursos ultrapassam R$ 40 milhões.