Com mais de 331,4 mil doadores de sangue ativos cadastrados e aproximadamente 132 mil deles efetivos em Mato Grosso do Sul, o Hemosul passa a oferecer produtos digitais, beneficiando os voluntários. O lançamento dos serviços contou com a participação do governador Eduardo Riedel.
A partir de hoje está em funcionamento o “Cartão do Doador de Sangue Digital” e a “Declaração do Doador de Sangue”, ambos pelo ‘MS Digital’ e pela plataforma da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o ‘Saúde Digital’. Também passa a funcionar o “Estoque de Bolsas de Sangue Digital” no site do Hemosul, que contará com animação e atualização diária.
Até o momento, tanto a carteirinha quanto a declaração só podiam ser obtidas presencialmente. Com a mudança, elas estarão disponíveis e com validação digital e QRCode, no MS Digital e pela plataforma da SES via site.
O objetivo da iniciativa é integrar o compromisso da Rede Hemosul MS ao compromisso do Governo Digital, entregando à população produtos que facilitarão a vida do doador de sangue e seu processo de comprovação da doação.
Hemosul em números
Em toda a Rede foram realizadas 53.893 coletas em 2022, uma média de 4.491 por mês. Foram distribuídas para pacientes 104.151 bolsas de hemocomponentes (produtos que são gerados após técnicas de centrifugação do sangue).
A Rede conta com 12 centros de coletas em Campo Grande – Hemosul Coordenador, Hemosul Hospital Regional e Hemosul Santa Casa -, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba – com atendimento diário -, além de Coxim (quinzenal) e Corumbá (semanal), e ações esporádicas em Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.
Saiba os detalhes na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa:
Serviço
Para ter acesso ao site do Hemosul – onde os serviços digitais estão disponíveis – clique aqui.
Com informações de Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende