29 de março de 2024 - 12:01

Com iniciativa de servidora da Agepen, nova ferramenta oferece maior eficácia no controle de férias em sistema de dados do Estado

Como forma de otimizar o tempo e assegurar as informações da vida funcional dos servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), principalmente no que tange ao controle único de dados referente às férias, uma nova ferramenta foi implantada no Sistema Integrado de Gestão de Dados do Estado (Sisged). A ideia partiu da agente penitenciária Giorgia Liciane Silvestre do Amaral Oliveira, que atua na Divisão de Recursos Humanos (DRH) da instituição.

Além da agilidade, a iniciativa contribuiu principalmente na segurança dos dados e maior transparência nos atos de pessoal, é o que garante a chefe da DRH da Agepen, Daniella Souza Lima Soares. “Por meio da tecnologia já existente, esse relatório único em sistema de banco de dados do Estado torna mais ágil e eficiente nosso trabalho, no atendimento aos servidores penitenciários”, informou.

A ferramenta chamada “Férias na Competência” foi disponibilizada à Agepen em agosto e poderá ser usada por instituições do Poder Executivo do Estado. Segundo Giorgia, a ideia surgiu a partir da necessidade da própria pasta, diante do desafio de publicar em massa, períodos tanto aquisitivos quanto de gozo de férias de todos os servidores no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Para isso é imprescindível ter muita segurança nas informações que serão divulgadas, com dados de vida funcional, os quais zelamos por natureza. Nesse momento, que surgiu a ideia de solicitar uma nova ferramenta, porque sabemos que os sistemas estão em construção e é muito importante termos a consciência de que tudo pode ser melhorado”, afirmou a servidora.

O que antes era feito de maneira individualizada, período a período, em conferência via planilhas, agora é tudo sistematizado, voltado para a demanda interna da Divisão.

Com uma média de 250 férias por mês, a Divisão de Recursos Humanos da Agepen conta com mais uma ferramenta para organizar a vida funcional dos servidores. A nova ferramenta foi desenvolvida pela Superintendência de Sistemas da Folha de Pagamento de Mato Grosso do Sul.

“Para nós foi muito positivo, pois lidamos com dados que envolvem direitos dos servidores e o erário público. Às vezes, para quem está de fora é algo muito pequeno, mas para nós que lidamos com essa gama de informações diariamente, isso faz toda a diferença, é uma segurança”, ressaltou Daniella.

Outro benefício da ferramenta é o armazenamento online de todas as informações, seja no próprio sistema, seja nas publicações do Diário Oficial, onde os gestores das unidades penais podem buscar informações sobre algum período de férias de quaisquer servidores de sua unidade ou de períodos já gozados.

Caso algum equívoco seja publicado no DOE, existe como fonte o relatório único, “saímos da responsabilidade do controle manual e passamos para o crivo do sistema duas vezes, e isso respalda o servidor aqui da DRH”, esclarece a chefe do setor.

A primeira publicação de programação de férias dos servidores penitenciários foi publicada este mês de setembro no Diário Oficial do Estado.

Na Agepen há 14 anos, Giorgia é servidora da área de Administração e Finanças, formada em Direito e atuou por mais de nove anos na Divisão de Saúde, onde acompanhou também a implantação do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) no sistema penitenciário do estado. “Foi um desafio e me fez crescer muito, principalmente em relação a gerenciamento de sistemas”, afirmou.

Para Daniella, a gestão de qualquer chefe tem que ser construída em cima do retorno. “A evolução da equipe depende muito do feedback, ou seja, parar, ouvir o que o servidor tem a oferecer e fornecer um respaldo para que a ideia prossiga; então o chefe tem essa função de receber, filtrar, se colocar no lugar e mandar para a frente”, argumentou.

É importante destacar que todo o trâmite é realizado com o respaldo da Diretoria de Administração e Finanças da Agepen, a qual intermediou as reuniões com a Superintendência de Folha de Pagamento, cujo reflexo se deu com a sugestão do relatório único online à Superintendência de Gestão de Dados.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destaca que a iniciativa demonstra o empenho e a dedicação que os servidores penitenciários de Mato Grosso do Sul buscam executar seus serviços. “Este mês celebramos o Dia do Servidor Penitenciário – 25 de setembro – e parabenizo a busca constante pelo aprimoramento dos trabalhos de nossos servidores e atitudes como essa, da Giórgia, precisam ser reconhecidas, uma vez que contribui para o serviço público como um todo”, finalizou.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni – Agência Estadual Administrativa do Sistema Penitenciário – Agepen/MS