29 de março de 2024 - 04:33

Com infinitas cores e inspirações, Tenda do Artesanato é “ponto de encanto” do Festival de Inverno de Bonito

Infinidades de cores, formas e inspirações. A Grande Tenda que receberá as peças do artesanato brasileiro no 18º Festival de Inverno de Bonito – entre os dias 27 e 30 de julho – será uma amostra da imensa criatividade e do encanto que esta arte desperta. E claro, a entrada é gratuita.

A grande tenda contará com três espaços definidos: o Artesanato de Mato Grosso do Sul, representado pelas associações locais, o Artesanato Alagoano, da Associação AsCabras e de associações que representam os artistas bonitenses.

O Artesanato de Mato Grosso do Sul retrata nossos costumes, tradições e diversas referências culturais. O estande estará repleto de peças produzidas com matérias primas presentes em nosso Estado e que manifestam a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças emergem temas referentes ao Pantanal, às populações indígenas, ao intercâmbio cultural favorecido pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, bem como pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo.

Foto: Edemir Rodrigues

Os recursos naturais abundantes são traduzidos em peças de madeira e fibras vegetais que se transformam em abajures, bandejas, luminárias, fruteiras, cestos, além de trabalhos em cerâmica como utensílios domésticos e esculturas cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

Também elementos que fazem parte de um cenário mais regional, como o pilão, gamelas, cabaça, bancos, carro de boi e trabalhos em couro são perpetuados pelas mãos hábeis de grandes artesãos do Estado e apreciados por pessoas de todas as partes do mundo que visitam esse tipo de evento.

Produzidas por artesãos ligados a cinco entidades representativas, as peças têm origem em diversos municípios, como Caarapó, Jardim, Naviraí, Bodoquena, Miranda, Corumbá, Três Lagoas, Campo Grande e Rio Verde.

Foto: Edemir Rodrigues

Já arte popular do Artesanato Alagoano vem dos antepassados, embelezam o o presente e, de tão rica, contará, com as mãos e o talento, a história do futuro. As inúmeras matérias-primas ganham uma importância especial quando estão nas mãos de artistas de talento ímpar. Seja nas fibras, muito utilizadas pelos índios; na madeira, tão abundante em nossas florestas; ou até nos fios e tecidos, que ganham desenhos e cores pelas rendeiras e bordadeiras.

O artesanato é um dos maiores patrimônios do Estado. É a cultura alagoana materializada pelas mãos do povo. Mais do que um negócio, a história de Alagoas se confunde com os mestres e as suas belas obras.

Divulgação / Governo de Alagoas

A diversidade e a qualidade da produção em Alagoas é incontestável. O Estado conta com mais de 13 mil artesãos cadastrados no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro. A serviço deles, os bens que a natureza oferece recebem um carinho especial e se transformam em pura cultura local.

Acervo / Governo de Alagoas

O estande contará também com peças de artistas de Bonito, que refletem as influências e utilizam as matérias primas locais e também da AsCabras (Associação para o Comércio de Artesanato Brasileiro), um grupo de lojistas que trabalha em conjunto para criar ações que visam incrementar e desenvolver o mercado de arte popular e artesanato brasileiros.

A participação de lojistas e artesãos se dá por convite dos administradores do portal que, por meio de rigoroso processo de seleção, apresenta as lojas mais descoladas do Brasil que, como formadoras de opinião, levam ao mercado o que existe de melhor na produção artesanal brasileira. O portal facilita a divulgação dos pontos de comercialização para o mercado consumidor.

Daniel Reino

Serviço: A Grande Tenda do Artesanato no Festival de Inverno de Bonito ficará aberta de 27 a 30 de julho (dia 27, das 17h30 às 22 horas e nos demais dias das 9h às 22 horas), sempre com entrada franca.

Assessoria de Imprensa Fundação de Cultura