plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 04:56

Com estoques baixos, Hemosul do HR apela a empatia e solidariedade

Diretor do HR, Lívio Leite, doa sangue na inauguração da unidade Hemosul, em dezembro de 2021. Foto: Acervo

Com estoques de sangue ainda em baixa, o Jornal da Educativa constantemente apela para a conscientização da população e de antigos e novos doadores. E o ponto de referência, geralmente, é o Hemosul Coordenador, aquele que fica na região central de Campo Grande.

Mas há também uma alternativa de coleta que pode estar mais perto de você e que precisa – e muito – da colaboração para atender pacientes de diversos hospitais do Estado.

É a unidade do Hemosul que fica no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, na região do bairro Aero Rancho.

O espaço funciona na Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36, de segunda a sexta, das 7h ao meio dia.

Fone: (67) 3378-2678

É importante lembrar sempre que cada bolsa de sangue coletada é capaz de salvar três vidas. O Hemosul realiza uma espécie de lapidação do sangue, onde cada bolsa é subdividida em três componentes: plasma, plaquetas e o concentrado pobre em leucócitos, que são prescritos pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente que receberá a doação.

Saiba mais na reportagem de Thiago Frison ao Jornal da Educativa:

Como doar sangue:

É preciso ter em mãos um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 (até os 18 acompanhados dos pais) e 69 anos (neste caso, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos). Em todos os casos deve pesar 55 quilos ou mais.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.

As doenças que impedem a doação são as hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, hepatite, Aids e sífilis.

Quem estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar. Além disso, alguns medicamentos impedem a doação. Em caso de dúvida, fale com o profissional de saúde.

Uma dica importante é estar bem alimentado. Ao contrário do que muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando se vai fazer exames laboratoriais, para os quais o jejum é recomendado.

Ainda assim, o doador deve evitar alimentos com excesso de gordura. Ele tem que se alimentar bem, porém, de forma saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *