plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Com diagnóstico e mapeamento, Lacen pauta combate à Covid 19

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Campo Grande (MS) – Referência nos dados que pautam as ações de combate à pandemia de Covid, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen) atua também no Mapeamento Genômico, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde que identificou 26 linhagens do SARS-CoV-2, sendo que a P1 e suas variantes são as mais prevalentes, correspondendo a 58,1% das amostras sequenciadas por laboratórios de referência nacional.

Para o mapeamento genômico, o Lacen enviou 963 amostras para sequenciamento nos laboratórios de referência da Fiocruz/RJ, Fiocruz/ AM e Instituto Adolfo Lutz/SP, sendo que 533 foram sequenciadas. Outras 119 amostras foram sequenciadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, totalizando 652 amostras.

O trabalho deixa claro que a pandemia ainda não foi vencida. E com a aproximação das comemorações de final de ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) faz um alerta para a população. Apesar de Mato Grosso do Sul apresentar um cenário mais estável da Covid-19, a população precisa estar atenta quanto a eventuais contaminações pelo Coronavírus.

Variantes

O trabalho, denominado “mapeamento genômico de Mato Grosso do Sul” teve como objetivo conhecer as variantes que mais circulam no Estado e, com isso, subsidiar as autoridades sanitárias na adoção de práticas e ações de combate à Covid-19.

A predominância da variante P.1 tem as seguintes características: maior transmissibilidade, atinge a população mais jovem, apresenta uma evolução mais rápida da doença e maior gravidade da doença, além de diminuir a efetividade das vacinas.

Por isso, a importância nos cuidados de biossegurança e de tomar a vacina contra a Covid-19.

Confira mais detalhes na reportagem de Elza Recaldes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *