19 de abril de 2024 - 01:52

Com criação de 351 novos leitos pela Secretaria de Saúde, Mato Grosso do Sul chega a 866 UTIs

A Secretaria de Estado de Saúde abriu 351 novos leitos de UTI (Unidade de terapia intensiva) em Mato Grosso do Sul desde o inicio da pandemia de coronavírus. Com isso, o Estado passou a ter o total de 866 leitos de UTI, ampliação de 68% dos leitos ofertados.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que os leitos criados dão continuidade ao processo de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul. “Vamos deixar um legado positivo da pandemia, à medida em que vamos estruturar definitivamente o SUS, suprindo desassistências existentes há muito, cronicamente, em Mato Grosso do Sul. As UTI’s vão ficar e servir para a realização de cirurgias mais complexas na área de cirurgia geral, ortopedia, traumatologia, enfim para dar uma saúde de qualidade aos nossos cidadãos”.

Em Campo Grande foram criados 175 novos leitos de UTI, passando de 351 leitos para 526 leitos de UTI nas unidades Hospitalares da Capital. O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul passou de 29 leitos para 111 leitos de UTI. Foram abertos 20 novos leitos na Santa asa, 18 no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, 16 no Hospital do Pênfigo e 10 no Hospital Universitário.

Em março desse ano Mato Grosso do Sul possuía 515 leitos de UTI distribuídos em sete municípios de sete microrregiões do Estado. Atualmente, são 866 leitos de UTI distribuídos pelas onze microrregiões em quinze municípios.

O município de Dourados ganhou 43 novos leitos de UTI passando para 143 leitos. Foram abertos dez leitos no Hospital Evangélico, 18 leitos no Hospital Universitário, dez leitos no hospital da vida e cinco no Hospital Santa Rita.

Também forma abertos trinta leitos de UTI em Três Lagoas, vinte em Ponta Porã, 17 em Corumbá, cinco em Aparecida do Taboado, oito em Aquidauana, cinco em Bataguassu, 05 em Chapadão do Sul, dez em Costa Rica, cinco em Coxim, cinco em Naviraí, oito em Nova Andradina, dez em Paranaíba e cinco em Sidrolândia.

Texto: Airton Raes
Foto: Edemir Rodrigues