Empresa saneada financeiramente e preparada para ampliar a cobertura de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário em todo o Estado. É assim que Walter Carneiro Júnior, ex-diretor da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e entrevistado nesta quarta-feira (1º de fevereiro) no Rádio Livre, da Fm 104,7 Educativa, avalia o atual momento da companhia.
Após quatro anos no comando da Sanesul, Wálter destaca o crescimento na cobertura de esgotamento sanitário como maior conquista. Por meio de recursos próprios, e nos últimos anos com a participação direta da iniciativa privada, Mato Grosso do Sul saltou de 30% para 60% a área de cobertura de esgotamento sanitário.
Segundo Wálter Carneiro Júnior, se contasse apenas com recursos da Sanesul, a meta de universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado duraria cerca de 30 anos.
Com a parceria público-privada, estabelecida pela empresa com projeto avalizado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado, o prazo caiu para dez anos. Ou seja, até 2030 o contrato prevê a entrega do serviço nos 68 municípios e 60 distritos onde a companhia atua.
De acordo com Wálter Carneiro Júnior, a Sanesul investiu mais de R$ 1,6 bilhão em obras de infraestrutura de saneamento básico, que compreendem a coleta e tratamento de esgoto e a constante ampliação de estações de tratamento e distribuição de água para de 1,7 milhões de habitantes atendidos pela empresa. Cerca de 11 bilhões de litros de água tratada por mês.
Confira os detalhes da entrevista e as notícias do dia no Rádio Livre desta quarta-feira (1º de fevereiro):
Fotos: José Habyner