O avanço do Ensino em Tempo Integral se tornou uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.
Colocado em prática em 2016, no ano seguinte o Programa já contava com 11 escolas e se fazia presente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. A redução nos índices de abandono, aumento na taxa de aprovação e crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), observado nas escolas que colocaram a proposta em prática, chamaram a atenção e logo se tornaram marcas da iniciativa.
“Nas provas do Sistema de Avaliação da Educação de MS, o Saems, todas as notas ficaram acima da média estadual em Língua Portuguesa, Matemática e Produção textual. Além disso, a escola conta com uma taxa de aprovação de 98% e taxa de abandono em 0%”, destacou a diretora Sandra Passos.
Recentemente reformada, a escola contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja para a entrega de obras no total de R$ 4 milhões, investimento que veio acompanhado de novos materiais, conjuntos escolares e outras importantes novidades.
Resultados como esse, observado na EE Presidente Médici, se tornaram recorrentes nas escolas que fazem parte do Programa no decorrer dos anos. Com isso, a proposta ganhou força e hoje já chega em quase 40% das escolas da Rede Estadual de Ensino. Em 2022, o total de unidades escolares que contarão com a oferta do Ensino em Tempo Integral salta de 97 para 132 escolas, sendo 35 novas, levando a oferta para 8 municípios que não eram atendidos (Alcinópolis, Anaurilândia, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Nioaque, Rio Brilhante e Douradina).
Com a ampliação, 54 cidades de Mato Grosso do Sul passam a contar com o Ensino em Tempo Integral, com ofertas para Ensino Fundamental e Médio. Somadas, as escolas poderão atender até 32 mil estudantes durante o próximo ano letivo, que poderão vivenciar – na prática – as premissas do Programa, que destaca o protagonismo dos estudantes e o incentivo à pesquisa.
Primeira escola indígena integrante do Programa Escola da Autoria, a EE Yvy Poty iniciou o atendimento aos estudantes com pouco mais de 200 alunos matriculados. O trabalho de sucesso resultou na adesão da comunidade e, em 2021, a escola contou com 350 alunos, matriculados em turmas de Ensino Médio em Tempo Integral e módulos finais da EJA – Conectando Saberes.
Para o diretor da EE, Valdinei Marques Mendonça, o objetivo dessa proposta é mudar a vida dos estudantes, que por vezes deixam a sala de aula para trabalhar. “Nosso objetivo é, através do Ensino Integral [e em Tempo Integral], através do Projeto de Vida, tornar o aluno autônomo, solidário e competente, para que ele possa enxergar algo a mais. (…) Além de poder ajudar a própria comunidade, trabalhamos para que ele possa viver feliz, com renda e ajudando no desenvolvimento da própria comunidade”, disse.
Matrícula Digital
O período de Matrícula da Rede Estadual de Ensino segue aberto até o dia 05 de janeiro. Para garantir vaga em uma das 347 unidades escolares da REE, seja no Ensino em Tempo Parcial ou em Tempo Integral, basta acessar o portal www.matriculadigital.ms.gov.br ou entrar e contato pelo telefone 0800-647-0028.
Confira abaixo, a relação completa de unidades que fazem parte do Programa Escola da Autoria:
Vinícius Espíndola, SED
Foto destaque: Edemir Rodrigues