19 de abril de 2024 - 08:02

Com apoio do Governo do Estado, Selvíria é finalista em prêmio nacional de Boas Práticas e Gestão Sustentável

Projeto ‘Adote uma Nascente’ recebeu veículo no valor de R$ 180 mil para recuperação de nascentes situadas principalmente nos assentamentos de Selvíria

O prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, esteve na capital nesta terça-feira para receber um veículo destinado ao atendimento do projeto ‘Adote uma Nascente’, e compartilhar com a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) o sucesso do projeto que é um dos finalistas do Prêmio de Boas Práticas promovido pela Associação de Prefeitos do Estado de São Paulo.

Na oportunidade o prefeito comentou que após receber R$ 180 mil do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), gerido pela Semagro, o Projeto ‘Adote uma Nascente’, que trabalha a recuperação de nascentes situadas principalmente nos assentamentos. Foi inscrito no Concurso de Boas Práticas, promovido pela Câmara dos Deputados e que busca identificar e reconhecer iniciativas sustentáveis e que contribuem para o fortalecimento da gestão pública sustentável e ainda estimular iniciativas inovadoras sustentáveis.

No ultimo dia 29, Barbosa foi  informado que o Adote uma Nascente está entre os finalistas. “Sem a parceria do Governo do Estados, das equipes da Semagro, da Agraer e Imasul, nada disso seria possível. Viemos compartilhar a boa notícia e dizer de nossa satisfação com a forma como estamos trabalhando. Chegar a final de tão importante prêmio é resultado de um trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento dos municípios e nós só temos a agradecer”, afirmou.

Ricardo Senna com o responsável
técnico o gestor ambiental,
Valticinez Barbosa Santiago

O Secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, comentou da satisfação do Governo do Estado em ser parceiro de um projeto tão importante. “É um orgulho para o Governo do Estado ver um projeto patrocinado com recursos do Funles, administrado pela Semagro, ser finalista deste tão importante prêmio de Gestão Pública. O Projeto ‘Adote uma Nascente’ mostra que estamos atentos às questões ambientais e reconhecemos a sua importância para o desenvolvimento sustentável do Mato Grosso do Sul. Parabéns à Prefeitura de Selvíria e a toda a sua equipe de colaboradores”.

O Fundo

O Funles, fundo foi criado em 1996, ficou desativado em 2017 e foi reestruturado na gestão de Reinaldo Azambuja. Administrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) é abastecido com recursos de indenizações e condenações judiciais por danos causados ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística, ou a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

O projeto

O monitoramento do projeto ‘Adote uma Nascente’ será todo feito pelas equipes da Agraer e do Imasul. No final dos monitoramentos um relatório é elaborado para avaliar o processo de recuperação de cada nascente.

À prefeitura de Selvíria cabe a responsabilidade pela execução do projeto, tendo como o responsável técnico o gestor ambiental, Valticinez Barbosa Santiago.

O Prêmio

O 1º prêmio “Destaque Gestão Sustentável” é promovido pela Associação de Prefeitos do Estado de São Paulo, numa parceria da Primeira Secretaria com o EcoCâmara. Dentre os objetivos da premiação estão a identificação e reconhecimento das iniciativas sustentáveis implementadas na Câmara dos Deputados que contribuem para o fortalecimento da gestão pública sustentável e estimulo das iniciativas inovadoras sustentáveis. A entrega da premiação acontecerá durante o 2º congresso Nacional de Prefeitos que acontece dos dias 30 de setembro a 2 de outubro, em Brasília.

Kelly Ventorim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)