25 de abril de 2024 - 08:57

Com apoio do FIC, Orquestra de Violoncelos leva ao público dedicação e paixão de jovens pela música

Campo Grande (MS) – Estudo e dedicação. Ao todo, 11 meses imersos em um instrumento belo, admirado, mas pouco conhecido.  Os 21 estudantes do projeto “Orquestra de Violoncelos de Campo Grande”, contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, levam ao palco do Teatro Glauce Rocha no dia 24 de outubro (domingo), às 20 horas, concerto que encerra um ciclo de aprendizado e vivência artística.

A apresentação está inserida na programação do 14º Encontro com a Música Clássica, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, sempre no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O evento reunirá vários artistas nacionais e estrangeiros e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande em concertos com público presente e transmissão online. Neste ano, o festival faz uma homenagem especial ao centenário de nascimento do compositor Argentino Astor Piazzolla, um dos mais importantes nomes na música latino-americana no século XX.

Na Capital, as aulas de formação continuada ocorreram aos sábados no Centro Cultural José Octávio Guizzo, divididas em duas turmas. O projeto, que recebeu R$ 62.884,60 em recursos públicos, teve de ser readequado em função da pandemia, mas manteve o foco: a criação de uma orquestra de violoncelos com os alunos e a circulação pelo interior de concertos didáticos com um trio formado por professores.

Pedro Henrique Sabino, aluno do projeto

O proponente do projeto e professor de violoncelo Marcelo Gerônimo da Silva explica que o violoncelo é o instrumento mais próximo da voz humana. “O timbre dele é muito agradável, combina com vários gêneros musicais, tanto o clássico como o popular, e pode ser usado como orquestra porque tem o registro grave, médio e agudo, soa muito bem. Quando ouvi pela primeira vez, fiquei apaixonado”.

Marcelo estuda música desde os dez anos na Igreja Evangélica, começou com violino e mudou para o violoncelo em 2004. Em 2007 entrou para a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, em 2012 formou-se no curso de Música da UFMS. Há cinco anos montou a Orquestra de Violoncelos de Campo Grande. Ele diz que teve muita dificuldade no início em fazer aulas de violoncelo em Campo Grande, porque aqui não tinha professores.

“Eu fui para São Paulo fazer aulas. Mas hoje, com o projeto, a ideia é expandir o movimento do violoncelo aqui em Campo Grande. O projeto tem alunos de várias idades, desde dez até 60 anos. A nossa intenção é levar a música até as pessoas, oportunizar o aprendizado. A música abrange concentração, respeito, porque tem a pausa das músicas, que exigem respeito a quem está tocando, coordenação motora, matemática – porque tem a contagem de tempo – ouvido/audição. Hoje em dia muita gente só quer falar, não quer ouvir. A música exige ouvir, mexe com os sentimentos, traz lembranças”.

Serviço: O Encontro com a Música Clássica será realizado de 24 a 27 de outubro de 2021 com concertos todas as noites, sempre às 20h (horário de MS) no Teatro Glauce Rocha, na UFMS. Já a apresentação da Orquestra de Violoncelos acontece neste domingo (24 de outubro), às 20 horas.

A entrada é gratuita e o teatro terá a lotação máxima de 300 pessoas (por ordem de chegada). Após o início dos concertos, não será permitida a entrada de público. As apresentações serão transmitidas ao vivo online pelos canais de YouTube da TV UFMS e da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande).

Com informações e fotos de Karina Lima (FCMS)