18 de abril de 2024 - 21:27

Com apoio do Estado, Nioaque vai transformar Unidade Mista em Hospital de Pequeno Porte

O Governo do Estado está repassando ao município de Nioaque recursos da ordem de R$ 800 mil em quatro parcelas de R$ 200 mil, que serão utilizados na ampliação e reforma da Unidade Mista Aroldo Lima Couto, que será transformada em um Hospital de Pequeno Porte. O convênio foi assinado essa semana entre o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, prefeito Valdir Júnior, e secretária municipal de Saúde, Sandra Maria Calonga, no gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ao valor repassado pelo Estado, o município de Nioaque vai acrescentar uma contrapartida de R$ 45.898,00. Com os recursos será feita uma reforma de 871,54 metros quadrados e construída uma área de 176,42 metros quadrados. O prazo para execução, a partir do início (ainda a ser anunciado) é de oito meses.

Na área externa, estão previstas obras de demolição e retirada da calçada existente e construção de nova calçada; retirada e troca de luminárias e do forro de PVC existentes na entrada do prédio; além da retirada e troca da fiação. Na área interna, haverá demolição, retirada e troca de pisos, luminárias, revestimentos, bancadas, instalações hidrossanitárias, elétricas e hidráulicas, bem como revisão em coberturas, calhas, rufos e outras providências.

As reformas vão melhorar as instalações de todos os setores do hospital, envolvendo laboratório, consultório, posto de enfermagem, observação infantil, observação masculina, sala de roupas limpas, sala de esterilização, lavanderia, sala de emergência, cozinha, sala de paramentação, sala de parto, copa, sala de utilidades, entre outras.

Atualmente, a unidade não consegue absorver toda a demanda do município, localizado a 170 quilômetros da Capital, daí a necessidade da reforma e ampliação. Nioaque tem uma população estimada de 14,5 mil habitantes, com dez assentamentos rurais, e quatro comunidades indígenas. “Com esses investimentos os pacientes terão mais conforto e os funcionários, melhores condições de trabalho”, avalia o prefeito Valdir Júnior.

Maternidade

Nos fundos da Unidade Mista está sendo construída uma maternidade, com investimento de R$ 440.405,79, sendo R$ 350 mil em recursos federais e R$ 90.405,79 contrapartida municipal. Com esse valor, será edificada uma área de 249,53 metros quadrados, sendo projetada a implantação de salas de enfermaria, isolamento, exame, pré-parto, unidade intermediária, troca de macas, cirurgia, sala de parto, expurgo, dois vestiários, dois lavabos e três banheiros.

“Estamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, pois somente desta forma é que poderemos tornar realidade o sonho de termos um hospital, que vai possibilitar ainda, que sejam retomados os partos na futura maternidade. Com isso, Nioaque voltará a ter pessoas nascidas no próprio município, o que já não acontece desde 2009”, ressalta Valdir Júnior.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, também comemora os investimentos garantidos para Nioaque. “Estamos, por uma firme determinação do governador Reinaldo Azambuja, investindo em ações de saúde em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Nossa meta é propiciar saúde pública de melhor qualidade por meio de parcerias com os prefeitos, pois sabemos que é nos municípios que o cidadão vive e é onde ele precisa ser atendido”, conclui o secretário.

Texto e foto: Ricardo Minella – Secretaria de Estado de Saúde (SES)