28 de março de 2024 - 06:27

ONG Visão de Vida retoma atendimentos após incêndio

Nova sede fica na Avenida Brasil, que da acesso ao Hospital Darci João Bigaton (Foto: Kemila Pellin)

As inúmeras ações em prol do Instituto Visão de Vida, que atende cera de 120 crianças em Bonito, renderam resultados positivos e onze dias após o incêndio que destruiu o imóvel na região central e boa parte dos materiais utilizados nas oficinas e atividades, a ONG conseguiu abrir as portas novamente, desta vez em uma casa localizada próxima ao hospital do município.

“O apoio da comunidade tem sido fundamental. São tantas ações, gente que se dispôs a organizar bazares, rifas, churrascos, o próprio Bobó da Juanita, que vendeu mais de 700 ingressos, doações de parte de valores arrecadados em eventos e também diretamente para a conta do Instituto. O prejuízo foi imenso, algo em torno de R$ 200 a R$ 300 mil, teremos que deixar de lado algumas atividades, como retomar a banda, e focar nas que não dependem de tanto recurso, como os pernas de pau, o teatro. E ainda sim, se não fosse toda essa mobilização, não conseguiríamos nem sequer reabrir”, detalha o presidente Clayton Castilho ao explicar que os instrumentos musicais foram bastante danificados pelo fogo.

Ainda segundo o presidente, a organização da 5ª edição do Bonito Blues & Jazz Festival, que acontece entre os dias 6 e 8 de setembro, está planejando estender o evento até domingo (9), com programação ainda não definida, para arrecadar fundos para instituição. “A ideia é realizar um show no domingo com a entrada revertida totalmente para o Visão”.

Afonso Rodrigues, que está a frente do projeto, explicou que a intenção é usar a estrutura do Festival para promover um evento em prol do Instituto. “Usar tudo, palco, luz, tenda, para fazer um show beneficente para o Visão. Alguns músicos que vão participar o Blues, alguns do Paraguai, outros do Canta Bonito e também de Campo Grande disseram que participariam voluntariamente desse show, revertendo 100% da bilheteria para o Instituto. Essa é a ideia, porque eles são parceiros do Festival e nós queremos, de uma maneira ou outra, participar dessa construção”, comenta.

O organizador também destacou que outra ideia é que o ingresso custe no mínimo R$ 10, mas que as pessoas tenham a opção de pagar um valor maior, caso desejarem. “Nós teríamos um livro, como se fosse um livro de ouro, onde aqueles que pagarem um valor acima do mínimo tivessem seus nomes registrados”, acrescenta Afonso.

Também em prol da reestruturação do Instituto Visão de Vida, será realizado um bingo, com previsão para dezembro. Quem tiver interesse em doar alguma prenda, os objetos podem ser entregues na nova sede da ONG, que fica na Avenida Brasil, localizada na entrada da cidade, que da acesso ao Hospital Darci João Bigaton. No local também é possível saber com detalhes de todas as ações que estão sendo realizadas em prol do Instituição.

Repasses Oficiais

O Instituto Visão de Vida, assim como demais instituições filantrópicas de Bonito, recebe repasses da Prefeitura, Estado e União. Conforme reportagem divulgada no site do Executivo nesta semana, está sendo repassado, por meio de acordo de cooperação técnica e financeira, R$ 100 mil para ONG. Esse valor, segundo detalhou Clayton, foi dividido em parcelas mensais e usado para auxiliar nas despesas mensais.

Veja a reportagem completa, com os valores que cada Instituição de Bonito recebe no site da Prefeitura.