28 de março de 2024 - 18:46

Com a inauguração em Ribas do Rio Pardo, 34 municípios passam a contar com Procon

Ribas do Rio Pardo é o mais novo município de Mato Grosso do Sul a contar com uma unidade de Procon municipal após a inauguração, na segunda-feira (19), em ato que contou com representantes da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

A criação do órgão municipal é fruto da mobilização da vereadora Fabiana Galvão e, para que fosse possível a implantação de mais esta coordenação municipal de Procon, houve necessidade de efetiva cooperação do Procon Estadual e do Executivo municipal de Ribas do Rio Pardo, a quem coube a estruturação do local para funcionamento.

A vereadora avalia como “um avanço considerável” a inauguração da unidade do Procon, uma vez que “a comunidade local vinha carecendo de um órgão para o qual pudesse encaminhar suas reclamações e vislumbrar a solução de problemas de consumo”.

O coordenador Executivo do Procon local, Hugo Melo Farias, acredita que “o início das atividades do órgão dará ao consumidor uma visão mais ampla dos seus direitos e, ao empresário, oportunidades de desenvolver suas atividades de maneira a satisfazer os anseios de sua clientela”.

Durante o ato de inauguração a superintendente do Procon Estadual, por substituição legal, advogada Patrícia Mara da Silva, em conversa com as pessoas presentes, deixou claro que “o Procon chega para combater práticas que possam colocar em risco a saúde e segurança do consumidor, bem como promover educação entre consumidores e fornecedores em relação ao consumo de produtos e serviços”.

Na opinião do prefeito Paulo Cesar Lima Silveira (Paulo Tocura), presente na inauguração, “o Procon vem para atender uma reivindicação da população, que há muito vinha solicitando a presença de um órgão de defesa do consumidor. Vejo como oportunidade de capacitação dos empresários de forma a atender a legislação e, com isso, desafogar os trabalhos do Ministério Público”.

Várias outras personalidades prestigiaram o evento que marca a largada das ações do Procon em Ribas do Rio Pardo, entre as quais destaque para a coordenadora de Projetos e de Educação para o Consumo Claudia Domingues Gomes, integrantes do secretariado municipal além de representantes da comunidade local.

Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)

Fotos: Procon/MS