Campo Grande já conta com mais de 70 antenas capazes de transmitir o sinal 5G de internet, liberado em setembro pelo Ministério das Comunicações. A meta é ampliar o sinal para todas as regiões da cidade até o fim do ano, prazo que é considerado um dos mais baixos do país.
Preparada para receber o sinal desde abril desse ano, Campo Grande publicou a Lei Complementar n. 447, que dispõe sobre as normas urbanísticas específicas para a instalação das estruturas de suporte para as Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETRs), autorizadas e homologadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.
A exemplo do que ocorreu com o 4G, que introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”, os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.
Saiba mais detalhes da chegada desta nova tecnologia na reportagem de Zilda Vieira ao MS no Rádio: