19 de abril de 2024 - 08:05

Com 39 anos de história, jogos escolares são oficialmente abertos em Bonito

A cidade de Bonito, no interior de Mato Grosso do Sul, iniciou nesta segunda-feira (22) mais uma edição dos jogos escolares. O evento, que foi realizado pela primeira vez em 1978, na quadra da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG), na Praça da Liberdade e nas ruas da cidade, hoje reuni doze instituições de ensino, entre escolas particulares, municipais, estaduais e ONGs e tem como palco principal o ginásio de esporte do município.

Fotos: Jabuty

Ao som da Banda Municipal, a cerimônia de abertura teve as honras de olimpíada, com fogo simbólico, bandeiras, hinos, anéis e acendimento de pira, promovendo, além da integração entre alunos, a inclusão social e os preceitos de determinação e superação agregados aos jogos olímpicos.

Os criadores dos Jogos Escolares de Bonito, o desportista Aureste Félix Garcez (In memoriam), o ex-diretor Arcanjo Pazete e o ex-vereador e professor Odinel Arruda Soares também foram homenageados durante a cerimônia, que contou ainda com apresentação teatral de alunos da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, coordenados pela professora Andreia Freitas, apresentação musical do grupo Rekebra, do professor Duka Jean e amistoso de futsal entre as equipes de Bodoquena e de Bonito, que terminou com o placar de 4 a 3 para os visitantes.

Os jogos escolares de Bonito, também conhecidos como Jogos da Independência, foram ampliados em 1982, com a construção do ginásio de Esportes Juscelino Kubitscheck, possibilitando a participação de mais escolas e a inclusão de novas modalidades.

Fotos: Jabuty

Participam da competição deste ano as escolas estaduais Bonifácio Camargo Gomes (BCG) e Luiz da Costa Falcão; as escolas municipais João Alves de Arruda, João Alves da Nóbrega, Manoel Inácio de Farias, Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dorneles Teixeira e Izaura Pinto Guimarães, as escolas particulares FUNLEC, RENOVO e Sagrada Família e a escola de atendimento especializado Associação Pestalozzi.

Serão disputados, nas categorias masculino e feminino, jogos coletivos de futsal, voleibol, handebol, atletismo (corridas de revezamento 4 x 75) e queimada; e jogos individuais, que incluem corridas de 50, 75, 100 e 1.000 metros rasos, salto à distância, arremesso de peso, xadrez e dama.

Participaram também da cerimônia, representantes do Executivo e Legislativo Municipal.