plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 04:05

Com 386 espécies, livro será referência mundial em peixes do Pantanal

Com 386 espécies catalogadas, o Guia Ilustrado dos Peixes do Pantanal e Entorno traz espécies até então desconhecidas. Resultado de sete anos de trabalho, a obra escrita por Heriberto Gimenes Junior e Ricardo Rech, biólogos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foi lançada nesta sexta-feira (11), no Bioparque Pantanal.

A equipe que participou da elaboração do guia é a mesma que faz o suporte à vida no Bioparque Pantanal. Além da versão impressa, a obra ficará disponível em formato digital no site do Imasul.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o livro é uma ferramenta de conservação e educação ambiental. “O trabalho realizado por esse grupo mostra a importância da pesquisa, com 54 espécies que não estavam identificadas nos anuários anteriores e apareceram agora nessa nova publicação. É um livro importante para conhecimento e preservação de espécies e para ter um mapa do bioma Pantanal com todos os peixes”, disse.

O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que o trabalho de pesquisa surgiu a partir de um problema: o que fazer com os peixes em quarentena até a conclusão do Aquário do Pantanal (hoje Bioparque). “É o primeiro catálogo de peixes do Pantanal que temos no Estado. Então, temos um livro inédito. Mas, o mais importante foi o estudo para isso. Ele surgiu de um problema quando, em 2015, nós tínhamos que absorver os peixes que estavam previstos para o aquário. O Bioparque não existia. A partir daí montamos a quarentena, a pesquisa para que a gente pudesse começar a reprodução e foi importante a identificação de novas espécies”, disse.

Confira mais detalhes sobre a publicação e seu processo de produção na reportagem de Daniela Benante ao Jornal da Educativa:

Com reportagem de Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *