plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de setembro de 2024 - 20:08

Clima seco: saiba os cuidados para evitar doenças de “época”

De acordo com a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, MS terá uma transição significativa nas condições meteorológicas a partir desta quarta-feira (7). Até então, o Estado tem enfrentado dias de sol intenso e temperaturas elevadas, o cenário começará a mudar com a aproximação de uma frente fria.Sem chuva e com clima seco, a baixa umidade do ar nos últimos dias nos lembra que, ano após ano, é necessário tomar cuidados para evitar doenças oportunistas e cuidar da saúde.

Nesse período, a população deve priorizar a hidratação do corpo e a umidificação de ambientes, para evitar a desidratação e a incidência maior de doenças respiratórias, além de dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele.

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Com a baixa umidade, as mucosas dos olhos, da boca e do nariz ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus e bactérias. As principais doenças que se manifestam nesse período são as infecções das vias aéreas, como rinites, sinusites, pneumonias e asma.

Chegada do frio

A partir da tarde de quarta-feira e durante a noite, o avanço de uma frente fria começará a influenciar o clima no Estado. Espera-se um aumento na nebulosidade e a possibilidade de chuvas e tempestades, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste. A chegada dessa frente fria trará uma queda acentuada nas temperaturas, que deve ser mais clara a partir de sexta-feira (9).

Entre a quinta-feira (8) e o sábado (10), a previsão é de que as temperaturas mínimas caiam para valores entre 6°C e 12°C, com a possibilidade de chegarem a 4°C em algumas áreas da região sul. As condições mais frias serão acompanhadas por um aumento na umidade e chuvas significativas, especialmente nas regiões sul e pantaneira.

Com informações: Comunicação Governo do MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *