plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 05:46

Clima gera alerta para acidentes com escorpiões

Época de chuvas é também período de preocupação com aumento da incidência de acidentes domésticos envolvendo escorpiões. Perigo que deve ser comunicado de imediato ao Centro de Controle de Zoonozes ou ao CZ ou ao Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).

O clima quente e úmido favorece o aumento de casos. Em 2022 foram registrados 3.205 ataques de escorpiões em todo Mato Grosso do Sul. Desses, 1.101 somente em Campo Grande.

Para evitar novos casos a recomendação é manter terrenos e quintais limpos, sem entulhos e evitar o acúmulo do lixo doméstico e material de construção. Fechar os ralos, colocar veda porta e telas nas janelas, ter cuidado com a caixa de brinquedo das crianças e verificar calçados, roupas e toalhas antes de usar também ajudam a evitar acidentes.

Para emergências, acione o Civitox: (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150.

Em caso de acidentes é recomendável lavar o local com água e sabão e ir para a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Saiba como prevenir ataques de escorpiões na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *