plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM Educativa [ AO VIVO ]

7 de fevereiro de 2023 - 20:22

Clima aumenta acidentes com escorpiões; saiba como evitar

As chuvas de verão chegaram. E com elas também a preocupação com o aumento da incidência de acidentes domésticos envolvendo escorpiões. Perigo que deve ser comunicado de imediato ao CCZ, em Campo Grande.

O clima quente e úmido favorece o aumento de casos. Em 2022 foram registrados na Capital 1.165 casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como cobras e principalmente escorpiões.

Saiba tudo na reportagem de Priscila Trauer ao Jornal da Educativa:

Cuidados

Escorpiões são animais que se abrigam em esgotos e entulhos. No meio urbano, se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes. A recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Como proceder em caso de acidentes

Em caso de acidente a recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Se necessário ligue para o Civitox para suporte técnico-científico, orientação, conduta, em toxicologia clínica, e notificação pelos telefones 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *