plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 06:50

Clássicos sertanejos serão a tônica em show neste final de semana em Campo Grande

Maria Alice (à direita) falou sobre o show Sertões ao Bom Dia Campo Grande. (Foto: Julia Torrecilha)
Maria Alice (à direita) falou sobre o show Sertões ao Bom Dia Campo Grande. (Foto: Julia Torrecilha)

A cantora Maria Alice apresentará o show “Sertões” no teatro Prosa, do Sesc, neste sábado (20), a partir das 20h. O espetáculo é uma releitura de clássicos nordestinos, sertanejos e música fronteiriça, com arranjos e direção musical do violonista Pedro Ortale.

Para falar sobre seu disco e o show que fará na Capital, a artista foi a entrevistada do programa Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM. “Minha família sempre ouviu muito MPB, sertanejo, forró e músicas da fronteira. No meu disco e no show são tocadas canções conhecidas do público que ganharam novos arranjos, sem descaracterizá-las”, pontuou Maria Alice.

Durante boa parte de sua vida, a cantora transitou por cidades de Mato Grosso (quando o Estado ainda não havia sido dividido) e do Ceará, experiência que culminou no lançamento de seu álbum, no ano passado, intitulado “Sertões”. As músicas que compõem o disco fazem parte das memórias de Maria Alice. Ela, que nasceu no Rio de Janeiro, viveu no Ceará durante a infância e depois se mudou para Mato Grosso do Sul, acabou assimilando as influências musicais dos locais por onde passou.

“Conheci muito bem as particularidades do interior do Mato Grosso e do Ceará. Tomei banho de cuia, nadei em lagoa, escorreguei em barro. A luz da fazenda se apagava às 21h no máximo, o que também acontecia na praia do Pecém, onde passávamos os fins de semana na minha infância, a cidade toda se apagava. São experiências que vêm acompanhadas de trilhas musicais dessas regiões. Tive uma forte relação com a música, essas memórias estão sempre associadas”, relata.

A música paraguaia também era e ainda é uma constante em sua vida. Naquela época ouvia muita polca na casa de seus avós, aqui no estado, na fazenda, nos bailes e festas. A artista conta que a casa em que cresceu sempre teve muita música. Seus pais, admiradores da música brasileira, proporcionaram à cantora conhecer os compositores e intérpretes da MPB desde muito cedo.

Disco

Em “Sertões”, Maria Alice reúne 16 músicas conhecidas do cancioneiro popular, com matizes sonoras bem definidas e que normalmente não se misturam. Unindo os sertões sonoros do Brasil, o disco traz um repertório de sucessos do nordeste, do interior paulista-mineiro-goiano e da fronteira sul-mato-grossense. O resultado é um álbum recheado de clássicos que já estão no inconsciente coletivo brasileiro, como “Assum Preto”, “Tristeza do Jeca” e “Merceditas”.

Os arranjos e a direção musical de “Sertões” são do violonista Pedro Ortale. Eles já haviam feito juntos o primeiro trabalho da cantora, “No Mundo a passeio”, em 1997. Desta vez os instrumentos acústicos dominam os arranjos, com destaque para o violão de 7 cordas e a sanfona de Renan Nonato, que se tornam o elo de ligação de músicas tão aparentemente distantes como “Kalu” e “Amargurado”.

A liberdade para a parte instrumental dos arranjos é mais um dos atrativos do disco. Além de Ortale e Renan Nonato, “Sertões” conta ainda com a participação de músicos como Ivan Cruz (violão), Edclei Calado (baixo), Chico Simão (percussão) e o estreante João Pedro Ortale (percussão), filho de Maria Alice e Pedro Ortale. O design gráfico do trabalho é assinado pelo artista visual Lula Ricardi.

No show a vídeo cenografia é de Rafael Mareco, o técnico de som é Alex Cavalieri, o técnico de projeção Vinícius Gonçalves, e o técnico de luz é Elton da Silva. A produção do CD e do show é da Marruá Arte e Cultura, e a realização fica por conta do Sesc Cultura.

Serviço

O espetáculo “Sertões” será no teatro Prosa, dia 20 de outubro, às 20h. Para garantir o ingresso é necessário chegar com uma hora de antecedência. O Teatro Prosa está localizado na rua Anhanduí, 200, centro. Informações pelo telefone (67) 9-8136-4680 (whatsapp).

Sintonize

O Bom Dia Campo Grande é transmitido de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, pela Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa (na aba Ouça a Rádio). O programa é apresentado por Maristela Cantadori e Anderson Barão, sob produção de Rose Rodrigues e Allisson Ishy.

O ouvinte pode participar e interagir pelo WhatsApp (67) 9-9333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *