25 de abril de 2024 - 18:10

Cirurgia de oftalmo renova sonho de paciente em se tornar professora

Moradora em Guia Lopes da Laguna, Cleusa de Souza Vitorina, 63 anos, foi uma das pacientes a passar pela cirurgia de retirada de catarata pela Caravana da Saúde no município de Jardim. Cleusa chegou a perder as esperanças por uma cirurgia, após aguardar mais de 4 anos pelo procedimento em sua cidade. A espera por uma cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quase lhe custou o objetivo de se tornar professora.

Durante a abertura do Dia D da Caravana da Saúde em Jardim, Cleusa foi uma das pacientes convidadas a relatar sobre o alívio em realizar o seu procedimento através da Caravana.

IMG_7492

“A Caravana da Saúde é uma oportunidade única para as pessoas que hoje esperam por tratamento. Corri o risco de perder a visão e quase não consegui terminar minha universidade, mas superei esses desafios e a Caravana faz parte disso”, disse. “Quando fiz uma consulta, o primeiro diagnóstico dado pelo médico foi de que eu estava desenvolvendo uma catarata. No inicio eu resolvi esperar para fazer o procedimento, mas depois de dois anos uma nova consulta mostrou que a catarata estava crescendo em meus dois olhos e eu corria risco de perder a visão do olho esquerdo, a partir daí a espera pela cirurgia começou”, disse Cleusa.

De acordo com Cleusa uma de suas maiores dificuldades foi tentar concluir os estudos tendo dificuldade para enxergar. “Foi um período muito difícil, pois eu praticamente já não conseguia mais enxergar. Tinha que participar das aulas e enxergar o conteúdo mostrado em vídeo ou mesmo no quadro eram difíceis de enxergar. Chorei muito, mas consegui concluir a universidade”, disse.

Após a conclusão do curso de Geografia, Cleusa afirmou que a cirurgia de correção a estimulou a ir atrás de seus sonhos que é se tornar professora. “Começa uma nova etapa agora depois da cirurgia. Quero me tornar professora e já comecei uma pós-graduação em libras”, disse Cleusa.

Foto: Chico Ribeiro