16 de abril de 2024 - 12:43

Cidade argentina do berço do chamamé adere ao Festival Cultural Virtual de MS edição de 2021

Reunião na Prefeitura de Riachuelo também tratou de cooperação e intercâmbio turístico-cultural

O prefeito de Riachuelo, cidade da Província de Corrientes, Argentina, Martin Jetter, confirmou a participação no 2º Festival Cultural Virtual do Chamamé de Mato Grosso do Sul, edição de 2021. Jetter e o secretário de Turismo e Cultura da cidade argentina, Leandro Pacheco, fizeram a confirmação em reunião com o diretor de Relações Internacionais do Instituto Cultural Chamamé MS, Ricardo González, que representou Orivaldo Rocha Mengual, diretor-presidente do Instituto. O evento será  realizado entre 16 e 19 de setembro..

A participação de Riachuelo, que está situada a 18 km da capital Corrientes, berço do chamamé, foi anunciada seguida da assinatura de acordo de cooperação mútua com o Instituto Cultural Chamamé MS e programa A Hora do Chamamé, da Rádio Educativa FM 104.7, que objetiva a promoção da cultura chamamezeira e a integração social, econômica, turística e cultural entre Brasil, Argentina e Paraguai.

A cidade de Riachuelo é conhecida por realizar, anualmente, no mês de janeiro, a maior “La Bailanta” do mundo. A tradicional “La Bailanta Nacional del Chamamé”, que acontece no Camping Municipal Puente Pexoa, tem sido o centro de convergência da cultura chamamezeira.

Por decreto do governador Reinaldo Azambuja, o gênero musical chamamé se tornou bem imaterial de Mato Grosso do Sul, passando a integrar o Livro de Registro dos Saberes onde são inscritos conhecimentos e modos de fazer arraigados no cotidiano das comunidades. O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do bem imaterial como Histórico, Artístico e Cultural do Estado.

“O chamamé faz parte da nossa história, importante expressão da identidade cultural de toda a região platina, que abrange parte do Brasil, Argentina e Paraguai”, destaca Orivaldo Mengual, lembrando que o chamamé está tão presente na cultura sul-mato-grossense que foi instituído o Dia Estadual do Chamamé, comemorado no Estado em 19 de setembro.

Segundo Mengual, o Instituto Cultural MS Chamamé realiza vários projetos e acordos de intercâmbio cultural com as Províncias de Corrientes, do Chaco, Santa Fé e Entre Rios na Argentina, e com o Parlamento Cultural do Paraguai, através do Congresso Nacional paraguaio. O Instituto vem interagindo com todas as regiões para estreitar as relações de Mato Grosso do Sul com a comunidade platina, por meio de convênios, intercâmbios e acordos de cooperação na área do turismo cultural.

“Hoje este trabalho é muito importante pois está integrando Mato Grosso do Sul (Brasil), Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, a um trabalho inédito e conta com o apoio do Governo do Estado de MS, Secretaria de Cultura e Cidadania, Fundação da Cultura e da Rede Educativa de Rádio e Televisão, tornando Campo Grande a “Capital Brasileira do Chamamé” e sede do Festival Cultural, o mais importante evento de promoção da cultura latino-americana”, ressalta Orivaldo Mengual.